top of page

Minha Alexa foi hackeada, e agora?

Tenha calma, porém não muita calma ao ponto de não fazer nada, a final de contas situações como essa podem acontecer, ainda mais se você não tomar certos cuidados.


Se você esta preso em uma caverna ou vive em um lugar onde a tecnologia não chega, como uma ilha deserta ou algo do tipo, provavelmente não ouviu falar sobre a tecnologia IoT (Tecnologia das Coisas). Com toda certeza você já deve ter ouvido sobre um ou mais desses dispositivos, eles incluem fechaduras digitais, interruptores inteligentes, ar condicionados, maquinas de lavar e até geladeiras que funcionam por wifi, câmeras de segurança, sensores de movimento e até a famosa Echo Dot (alexa). Todos esses dispositivos (e outros mais) integram a lista dos IoT.


Tudo é uma maravilha quando você pode programar o horário de funcionamento do seu ar condicionado, ou receber mensagem da maquina de lavar informado que ciclo encerrou, melhor ainda quando a própria geladeira te avisa o que esta faltando, ou quando sua câmera de segurança pode ser vista pela tela do seu celular, porém é preciso cuidado, com toda nova tecnologia surge a necessidade de adotar novos tipos de cuidado.

Se você parar para pensar que sempre que uma tecnologia nova surge, a criminalidade busca evoluir com ela, a fim de continuar a ludibriar a sociedade (ex. golpe do Pix, golpe da mão fantasma, etc.), isso fará com que você passe a tomar certos cuidados que não tomava antes.

Imagem: Internet


Com a IoT não é diferente, existe sim a possibilidade de invadirem o sistema da sua casa, e com isso ter controle remoto (a distância) de tudo que acontece lá, observar as imagens da câmera de segurança, abrir as portas da sua casa (fechadura eletrônica), dentre outras coisas.


Isso se deve ao fato de que esses dispositivos estão conectados pela mesma rede wifi, sendo assim uma vez que o criminoso acessar a sua rede, vai poder fazer o que bem entender com os dispositivos conectados a ela. Isso é demonstrado na série Mr Robot – Episódio 01, temporada 02.


Como posso evitar que isso aconteça comigo?


Com algumas atitudes simples que podem te evitar enormes dores de cabeça.

1º Mude agora a senha do seu Wi-Fi;

Mude a senha de tempos em tempos, e por favor não mantenha a senha padrão do seu dispositivo.


2º Mude a senha de seus dispositivos;

Geralmente câmeras de segurança, possuem uma senha de acesso para o armazenamento em nuvem, altere essa senha de tempos em tempos.


3º Mantenha seus dispositivos atualizados;

Isso é de extrema importância, sempre verifique se existem atualizações disponíveis e não deixe para amanhã o que você pode atualizar hoje.


4º Evite sites ou apps de fontes estranhas.

Uma vez que um vírus ou Malware invade seu dispositivo, dependendo do caso ele pode vir a ter acesso a sua rede, ai já sabe né, la vem dor de cabeça.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page