Lucas Rogerio

25 de jan de 20232 min

Portal Futuro Livre presenteia São Paulo com dicas de psicanalista paulistana

Em comemoração aos dois anos do Portal Futuro Livre, comemorados hoje, conversamos com a psicanalista e palestrante paulistana Simony Correia de Souza, e o assunto escolhido para esta comemoração é saúde mental. Além do aniversário do Portal, é também aniversário da maior metrópole do país. São Paulo faz hoje 469 anos, e viver na capital paulista pode ser estressante.

Imagem: divulgação

Leia a entrevista na íntegra:

Viver numa cidade como São Paulo, naturalmente, causa estresse. Você, como psicanalista e paulistana, recomenda o quê para as pessoas viverem menos 'estressadas' na cidade?

Viver em uma grande metrópole como São Paulo, naturalmente causa estresse. Devido a uma rotina diária intensa. As principais causas do estresse são: químicas, emocional, mental, nutricional, pessoal e traumático, como dificuldade de dormir, irritabilidade, fádga, desmotivação, ansiedade, alteração do humor, confussão mental, perca de apetite, ganho ou perca de peso.

Os impactos negativos em suas vidas são: brigas com outras pessoas, isolamento social. Para viver menos estressado na cidade de São Paulo, alguns fatores essenciais seriam: caminhar no parque, cultivar a natureza, encontrar amigos, praticar esportes, escrever um diário, banhos longos, jardinagem, animais de estimação, cultivar momentos de auto cuidado, e momentos de qualidade.

Na sua opinião profissional, o que une e o que diferencia os paulistanos deles mesmos, clinicamente falando?

O trabalho é um fator que diferencia os paulistanos, como oportunidade de crescimento profissional e pessoal, capacidade de aproveitar as dificuldades para monetizar, abrir negócios, empreender.

Influenciar as pessoas, no quesito saúde mental, te faz ser a voz de muitas pessoas que precisam falar sobre o tema. Qual a sua dica para que paulistanos tenham uma boa saúde mental?

Toda mudança para se tornar saudável e assim gerar um comportamento, deve se ter continuidade e determinação para que se torne bons hábitos.

Uma constância de maneira leve, como cuidar da qualidade do sono, consequentemente ativará a regulação do humor, trazendo mais produtividade. Práticas de atividade física regulares, movimentar-se, porque a vida é movimento. Nutrir relações positivas, duradouras e significativas, com outras pessoas, se voluntariar, alimentar-se melhor, pode ter diferentes impactos na saúde física e mental.

Todas essa dicas alinhadas lhe trará uma melhora na qualidade de vida e disposição, além de diminuir de maneira significativa o fator do estresse. Criar novos hábitos é um movimento diário, portanto paciência, a constância alinhado ao equilíbrio trará um satisfatório resultado.

    6