top of page
Foto do escritorGiovanni Pegarallo

Vacinação contra dengue começa em fevereiro

O Ministério da Saúde do Brasil está iniciando a distribuição da vacina contra a dengue, atendendo 521 cidades que apresentam um alto índice da doença. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a medida durante uma reunião de emergência nesta terça-feira, 30, destacando que a distribuição deve começar na segunda semana de fevereiro.


A ministra explicou que a demora no início da distribuição se deve à necessidade de cumprir as regulamentações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), incluindo a tradução das informações da vacina para o português. “Assim que tivermos a regulação pronta, iniciaremos a distribuição”, afirmou Nísia Trindade.

A previsão é que as exigências da Anvisa sejam atendidas ao longo da próxima semana, permitindo que, na semana seguinte, a distribuição da vacina tenha início. Neste ano, serão disponibilizadas 6,5 milhões de doses, e para 2025, o Ministério da Saúde já adquiriu 9 milhões de doses.


O alvo público prioritário será composto por crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Esta faixa etária foi escolhida devido ao elevado número de hospitalizações por dengue, sendo a segunda mais afetada, após os idosos, de acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde.

As cidades selecionadas para receber a vacina foram escolhidas com base em critérios como ter mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue, registro significativo de casos em 2023 e 2024, e prevalência do sorotipo 2 da dengue em dezembro do ano anterior. No entanto, a quantidade de doses destinadas a cada município ainda não foi divulgada pela pasta.


Os sintomas comuns da dengue incluem dores na cabeça e atrás dos olhos, febre e manchas pelo corpo. Nos casos mais graves, como a dengue hemorrágica, podem ocorrer sintomas como dores abdominais, vômitos, lesões, tonturas e sangramentos.

0 comentário
bottom of page