top of page

Urbanização Escondida 8/12

Que São Paulo é uma cidade rica gastronomicamente falando, isto não é novidade. São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil, e é a segunda colocado quando o assunto é mundial, perdendo apenas para Nova York, nos EUA, de acordo com a TPA Empreendimentos.


A capital paulista é, também, a terceira melhor cidade do mundo na categoria restaurantes, segundo o ranking The World’s Best Cities, de 2023, realizado pela consultoria internacional Resonance Consultancy. São Paulo perde apenas para Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.


O Observatório da Gastronomia, em 2018, chegou a informar que São Paulo conta com 6% da população trabalhando com serviços de alimentação. A capital conta, inclusive, com mais de 23 mil restaurantes com culinárias de diversos países, além da famosa comida de rua.
Imagem: reprodução/Rogério Cassimino/MTUR

A comida paulistana também é uma forte referência, entre os pratos está o sanduíche de mortadela. Quem visita o Mercadão, apelido do Mercado Municipal de São Paulo, não pode sair sem experimentá-lo. O mercado, aliás, está no região central da capital, localizado no Centro Histórico. Seu acesso não é difícil.

Imagem: Internet

O Observatório do Turismo realizou uma pesquisa que fala sobre os frequentadores do Mercado Municipal, e de acordo com os dados, 47,9% dos visitantes são paulistanos, já os turistas brasileiros somam 38,8%. Estrangeiros, de acordo com a pesquisa, somam 5% dos visitantes.


8,3% dos visitantes são da Região Metropolitana.


Entende-se como Região Metropolitana um recorte especial formado pela metrópole (São Paulo, no caso) e pelos munícios integrados a ela. Uma Região Metropolitana é constituída a partir do crescimento do tecido urbano da cidade, ou seja, a infraestrutura.


A RMSP, sigla para Região Metropolitana de São Paulo, é a principal aglomeração urbana da América do Sul, sendo a sexta posição entre as maiores do mundo, segundo a ONU, em 2014.

A capital de São Paulo possui um forte acervo cultural, abrigando importantes museus, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), como também a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, soa ao menos 110 museus que existem na cidade.




0 comentário
bottom of page