top of page

Uma visita ao Museu da Independência

O Portal Futuro Livre visitou o Museu do Ipiranga, sede do Museu Paulista. O Museu do Ipiranga é de responsabilidade da Universidade de São Paulo, a USP, e é especializado em história, especialmente a história da independência do Brasil. Ele é chamado também de Museu da Independência.

Imagem: Portal Futuro Livre


Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou simplesmente Dom Pedro I, possui uma estátua numa das grandes paredes do Museu. Foi ele o responsável pelo dito ''Independência Ou Morte'', que virou o título do quadro de Pedro Américo, exposto no Museu.

Imagem: Portal Futuro Livre


Inicialmente, ele foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da República, em 1822. Ele foi construído entre 1885 e 1890. No ano de 1894, o Museu do Estado (atual Museu Paulista), foi transferido para o conhecido hoje Museu do Ipiranga.


Por esta razão, a história de São Paulo também é narrada entre as paredes do Museu da Independência.

Imagem: Portal Futuro Livre


Entre 2019 e 2022, o Museu foi restaurado, mas uma curiosidade chama a atenção: o quadro de Pedro Américo não foi retirado durante as obras. O museu é também tecnológico, e se mistura com a estrutura clássica.

Imagem: Portal Futuro Livre


A visita completa, em vídeo, está no canal oficial do Portal Futuro Livre, gerando também nossa estreia no TikTok, com a apresentação de Gustavo Silva.

0 comentário
bottom of page