O São Paulo empatou fora de casa contra o Red Bull Bragantino no último feriado com uma atuação bem mediana comparado ao que pode apresentar. O time pareceu apático e não criou muitas chances claras ao decorrer da partida. O gol marcado por Lucas Moura no talento individual deixou o placar igualado de forma justa, já que o adversário também não criou o suficiente para sair com a vitória.
O time comandado pelo técnico Zubeldia, o qual foi praticamente confirmado para o ano de 2025, vem de atuações variáveis no campeonato brasileiro, sem conseguir manter uma constância positiva na competição. Isso somado as eliminações nas competições de mata-mata, faz alguns torcedores trazerem a tona o seguinte questionamento: Será mesmo a escolha certa manter Luiz Zubeldia no São Paulo ano que vem?
O técnico tem sofrido várias críticas relacionadas a seu trabalho, em relação ao futebol apresentado em campo e por suas escolhas de jogadores, principalmente o fato de utilizar pouco as categorias de base em suas escalações, já que Cotia sempre foi fonte de jogadores talentosos para o São Paulo.
Outra reclamação comum entre alguns torcedores é seu humor temperamental, que já o deixou marcado entre a arbitragem, que acabam punindo o treinador e o deixando suspenso em momentos cruciais da temporada, como por exemplo no primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro, onde seu auxiliar comandou a equipe e não teve coragem de substituir a tempo de uma melhora, o que levou a eliminação do clube na competição.
As críticas são válidas, o período em que o clube se encontra na temporada poderia ser usado como teste para talentos da base e o sumiço sem explicações de William Gomes do time são injustificáveis, assim como suspensões do técnico por motivos bestas a beira do campo. Mas assim como a diretoria do São Paulo, não acho que isso seja suficiente para não manter Zubeldia no cargo.
O comandante do São Paulo Futebol Clube apesar de ter pontos a melhorar em seu trabalho, em questão de resultados tem um saldo mais positivo do que negativo e a boa colocação no campeonato brasileiro comprova isso, já que está perto de conquistar algo que nenhum dos últimos técnicos do clube conseguiu nas últimas temporadas, que é uma vaga na libertadores através do brasileirão.
Em relação as eliminações nas competições eliminatórias, se for feito uma análise dos jogos, o São Paulo fez jogos honestos contra grandes times, um deles o melhor da América atualmente. Zubeldia tem uma característica de não ser tão ofensivo, principalmente em jogos fora de casa em mata mata, isso faz com que a necessidade dos jogadores de converter as grandes chances seja maior, o que não ocorreu com Lucas e Calleri, que são jogadores fundamentais no elenco, mas perderam chances cruciais que custaram a eliminação do São Paulo.
A análise completa é que mesmo com as eliminações antes do esperado, e com uma amostra dentro de campo que poderia ser melhor, o trabalho de Zubeldia tem seus méritos e merece ser mantido. Com uma classificação pra libertadores, o técnico do São Paulo terá em 2025 a oportunidade de ter um inicio com pré temporada, o apoio da diretoria e de parte da torcida para sua sequencia e uma missão um tanto quanto complicada no cenário atual do futebol brasileiro, trazer ao São Paulo as glórias novamente.