Tabata Amaral, oficialmente lançou hoje, 25, no aniversário de São Paulo, a sua candidatura. Tabata, que é Deputada Federal, disputará a Prefeitura de São Paulo. O evento ocorreu na zona sul da capital.
A pré-campanha vindo sendo polarizada numa disputa ''nacional'' entre o favorito do Presidente Lula e o favorito do ex-Presidente Bolsonaro, são eles Guilherme Boulos, do PSOL, e Ricardo Nunes, do MDB. Tabata Amaral é filiada ao PSB, partido do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, que é seu aliado político. Tarcísio de Freitas, Governador do Estado já declarou apoio ao atual Prefeito, que tenta reeleição, Ricardo Nunes.
"É o único projeto que terá o apoio do Lula e do Tarcísio na gestão. Pode perguntar para eles se não fariam tudo que pudessem para resolver os problemas da cidade", comentou Tabata, que também disse "eu vou governar com o apoio deles. Polarização não tapa buraco nem deixa o ônibus mais rápido."
No evento de lançamento, Tabata recebeu o Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, que foi Governador de São Paulo, além de Lúcia França. A "surpresa" foi a presença de José Luiz Datena, o jornalista e apresentador da Band está sendo sondado para ser vice na chapa com Amaral.
Na última semana, a Deputada Federal já havia dito, ao Estadão, que ele "agrega muito ao projeto" do partido pelo comando da Prefeitura. Datena, no entanto, disse que é cedo para tomar uma decisão e que é preciso haver um consenso no PSB para que não haja um racha interno. Sobre o convite para ser vice de Boulos, Datena disse que não teria problema em ser vice dele, mas, entre os dois, ele acha Tabata mais preparada para dirigir São Paulo.
Por videoconferência, Alckmin participou ao lado da esposa, Lu Alckmin. Cabe lembrar que Lula pediu ao vice que eles não estejam em palanques diferentes na cidade, isto ocorreu em dezembro.
A justificativa para a ausência presencial de Alckmin no evento foi o fato de não ser feriado na capital do Brasil. Membros do partido de Alckmin acreditam que o ex-Governador tem experiência política para equilibrar uma eventual pressão do PT e de Lula.
"São Paulo precisa de você, Tabata, para construir uma cidade de união e não de desigualdades", disse Geraldo Alckmin.
A zona sul será Minas Gerais das Eleições 2024 em São Paulo. É que no evento, o Ministro Márcio França disse que a região será o foco da eleição. Minas Gerais, nas Eleições Gerais, é o estado que geralmente projeta o resultado mais próximo do oficial, quando o assunto é a disputa pela Presidência do Brasil.
Tanto Tabata Amaral quanto Ricardo Nunes são da zona sul da cidade, já Marta Suplicy, que está na chapa com Guilherme Boulos, é forte eleitoralmente na região.
"A gente quer saber quem realmente conhece a zona sul e vive aqui", disse França.