A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lança hoje, 24,, a pedido do Deputado Estadual Tenente Coimbra, do PL, a Frente Parlamentar Escola Cívico-Militar. O evento começa às 18 horas.
Tenente Coimbra é considerado o principal nome da ALESP quando o assunto é o sistema educacional civico-militar.
“Minha luta é conhecida. Durante quatro anos, colocamos 14 unidades deste tipo no estado, obtendo resultados excelentes, como aumento de 20% de nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e redução da evasão escolar em 50%. São dados”, diz Coimbra.
O parlamentar foi peça-chave para que o programa continuasse a existir, após o Governo Lula decidir encerrar o sistema a nível nacional. Coimbra, junto ao Governador, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, articulou para que o projeto, em São Paulo, fosse mantido, mas, agora, com a chancela do Executivo do Estado.
Tarcísio decidiu criar um programa próprio de escolas cívico-militares. “Vamos editar um decreto, para regular o assunto. Temos certeza de que criamos ambiente propício ao aprendizado, crescimento e mérito. Vamos mudar trajetórias e dar perspectivas para os nossos jovens. São Paulo vai ter seu programa de escola cívico-miliares”, disse Freitas, em julho, após anunciar, ao lado de Coimbra, o projeto.