O Portal Futuro Livre inicia agora a Retrospectiva 2023, com os principais assuntos do ano. Da guerra em Israel aos ataques aos Três Poderes, em Brasília.
E numa ação diferente, você vai acompanhar a Retrospectiva no formato que é parte da história do Portal Futuro Livre: em uma série especial.
E para começar, vamos falar de política. O Supremo Tribunal Federal conta com novos Ministros. Cristiano Zanin foi aprovado para o cargo em junho, e tomou possem em agosto. No fim do ano, Flavio Dino foi indicado pelo Presidente Lula, e deve tomar posse em 2024.
O STF entrou em ação em diversos momentos este ano. Oito dias depois da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato como Presidente da República, o Brasil presenciou um ataque à democracia.
Uma invasão as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Mais de 240 pessoas presas. O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é afastado do cargo. O DF passa por uma intervenção federal. O ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, e até então Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, é preso.
E neste ano também, o Tribunal Superior Eleitoral declarou o ex-Presidente Jair Bolsonaro inelegível.
O Presidente Lula sem envolveu em algumas polêmicas. Uma das principais do ano é a sua declaração sobre a guerra em Israel.
O Presidente, durante uma de suas lives semanais, disse:
“Essa guerra, do jeito que vai, não tem fim. Eu tô percebendo que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do Estado Palestino para que eles possam viver em paz com o povo judeu”.
O conflito entre Israel e Palestina neste ano, começou no dia 07 de outubro, quando vários grupos militares da Palestina fizeram uma ofensiva surpresa coordenada contra cidades israelenses, além de passagens da Fronteira da Faixa de Gaza.
Milhares de pessoas morreram. Os números oficiais de novembro dão conta de mais de 16 mil pessoas. Os dados podem estar sub notificados.
Em agosto, o número de mortos na guerra da Ucrânia chegou a marca de quase 200 mil, de acordo com o The New York Times.
Um rumor de guerra atinge o mundo. A Guiana Essequiba é um objeto de disputa territorial entre a Guiana e a Venezuela. A crise entre os dois países é porque a Venezuela diz que possui direitos históricos e jurídicos sobre a região, já a Guiana defende que essa questão foi resolvida pelo Laudo Arbitral de Paris, em 1899.
A crise diplomática entre os dois países coloca o Brasil no papel de mediador deste debate. O Governo brasileiro, aliás, ganha destaque internacional em 2023. O Presidente Lula visitou mais de 20 países neste ano, entre eles: a Arábia Saudita, a Alemanha, os Estados Unidos, Portugal e Argentina.
Na época, a visita à Argentina não foi com o atual Presidente. A Argentina elegeu Javier Milei, um economista, político e professor. Milei se define como anarcocapitalista.
2023 também fica marcado pelo tempo quente. Em outubro, Araçuaí, em Minas Gerais, registra 44,8º Celsius, a maior temperatura já registrada na história do país. Um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, conta com o registro de cerca de mil pessoas que desmaiaram, por conta da forte onda de calor. As altas temperaturas se misturam com fortes chuvas. As chuvas, aliás, castigaram o litoral paulista em janeiro.