top of page

Relacionamento Sério Com As Redes Sociais 2/5

Para se proteger de golpes, especialmente na internet, a especialista Elaine Keller, que é advogada especialista em direito digital, explica:


"Para se proteger no mundo virtual é importante desconfiar sempre dos interlocutores que você não conheça no mundo real. Em nenhuma hipótese compartilhe senhas ou códigos enviados por e-mails ou SMS."

A melhor idade, como os idosos são chamados, são vulneráveis, quando o assunto é tecnologia. Os mais idosos gostam (em sua maioria) de conversar, sair, e nas palavras deles, gostam de viver.


Partindo deste pressuposto, a tecnologia infelizmente despreza (ou ao menos, não tem como prioridade) as pessoas mais velhas. ''A tendência atual é robotizar tudo como se realmente resolvesse todos os problemas existentes. Por muitas vezes, o que ocorre são os cancelamentos dos serviços ou, troca de preferências exatamente por esse modo de atendimento.'', Paulo José Negreiros, professor de marketing digital, explica.


A inteligência artificial está presente em muitas coisas, é comum ver produtos já presentes na vida dos idosos, que por conta da pandemia, tiveram de ser obrigados a lidar com a tecnologia, mas o aumento de conectividade traz também consequências. Sobre proteção, Elaine Keller alerta:


"Para se proteger no mundo virtual é importante desconfiar sempre dos interlocutores que você não conheça no mundo real. Em nenhuma hipótese compartilhe senhas ou códigos enviados por e-mails ou SMS. Sempre que se deparar com uma oferta muito vantajosa, procure pesquisar se ela é verdadeira. Os criminosos utilizam o imediatismo da Internet para cometer seus crimes. As pessoas resolvem tudo pelo celular com dois cliques, o que pode parecer uma facilidade para o dia a dia, mas também pode representar um perigo de efetuar um pagamento acreditando ser algo bom e, na verdade, ser um golpe."

A proteção é fundamental, e existe uma Lei para isso, assunto da próxima reportagem da série especial.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page