Ingrid Domingues McConville, em conversa com o Portal Futuro Livre, fala sobre riscos, preconceito e outros assuntos, quando o tema é imigrantes nos EUA. Leia esta entrevista na íntegra:
Quais os maiores problemas enfrentados por quem quer se aventurar ao sair do Brasil?
Um dos problemas mais comuns dos brasileiros que querem sair do Brasil é a falta de planejamento. Ao sair de casa, o planejamento do seu país é o primeiro passo fundamental que se deve dar. Imigrar para um país estrangeiro nunca é uma tarefa simples, porém, com planejamento adequado, assessoria jurídica adequada e profissional, sair do Brasil para começar uma nova vida ou realizar um sonho é sim muito possível.
É vantajoso morar fora?
Existem muitas vantagens imigrar e/ou morar fora do seu pais. Embora o Brasil seja um pais maravilhoso com muito a oferecer, países como os EUA oferecem certos benefícios que talvez não existam eu outros países. Uma das vantagens de morar nos EUA, segundo clientes já radicados nos EUA, são varias entre elas, a segurança, a infraestrutura do pais, as escolas e as oportunidades de trabalho e qualidade de vida.
Imigrantes sofrem preconceito?
É possível que os imigrantes sofram algum tipo de discriminação, no entanto, é muito importante notar que não é a norma. Os Estados Unidos é um país que foi fundado por "imigrantes", o país evoluiu englobando e acolhendo imigrantes de todas as culturas. Os imigrantes podem sofrer discriminação, mas em geral o povo americano é acolhedor e aprecia a dedicação e o amor que os imigrantes têm pelos Estados Unidos!
Como funcionam as Leis para os imigrantes, especialmente nos EUA?
Dentro do sistema de imigração dos EUA, existem mais de 180 tipos diferentes de "vistos". Um indivíduo que deseja imigrar para os EUA deve preencher os requisitos do visto específico que ele ou ela deseja. Existem vistos de trabalho, vistos familiares, vistos de investidor, todos com suas necessidades individuais. Portanto, o aspecto mais importante de alcançar o "objetivo" ou "sonho" de imigrar para os Estados Unidos começa com um bom planejamento e o aconselhamento jurídico adequado por um ou uma advogada de imigração!
Muitos entram de maneira ilegal nos EUA, tem como 'legalizar' após entrar no país?
Nunca é uma boa ideia entrar nos Estados Unidos ilegalmente, através de uma fronteira ou sem um visto adequado. Uma vez que um indivíduo entra nos EUA sem visto ou sem passar pela inspeção de um oficial de imigração em seu porto de entrada, esse indivíduo tecnicamente começou sua jornada incorretamente. Uma vez que um imigrante é classificado como "fora de status" ou no jargão popular "ilegal", as chances e oportunidades disponíveis para reverter essa classificação são mínimas. Entrar nos EUA sem a documentação adequada levará o indivíduo a uma situação muito mais difícil e na maioria das vezes irreversível. Portanto, a decisão de entrar nos EUA sem visto deve ser um último recurso, que geralmente é feito por aqueles que fogem de seu país de origem devido à guerra, devastação ou outro evento incontrolável que afete o bem-estar do indivíduo.
Dra Ingrid Domingues McConville é membro da Ordem dos Advogados da Flórida e membro do Tribunal Distrital dos EUA, Distrito do Sul da Flórida. Sus história se mistura com a ajuda às empresas e indivíduos, com a finalidade de conseguirem vistos e residência nos EUA.