A esquerda vem se preparando para as Eleições 2022. Com a eventual possibilidade de Lula ser candidato para "se necessário derrotar Bolsonaro nas urnas", o partido do Ex-Presidente começa a se preparar, e para isso, mudanças em outros partidos surgem. Mônica Bergamo, da Folha, informou que o PT quer Guilherme Boulos como candidato a Deputado Federal pelo seu partido, o PSOL. Vamos relembrar:
Boulos era, até então, cotado para ser o candidato ao cargo de Governador de São Paulo. Ele é, atualmente, o nome mais forte da esquerda brasileira. Boulos como candidato à Câmara, abre caminhos para Fernando Haddad ser o nome mais ideal do âmbito esquerdista para o Estado de São Paulo.
Imagem: Marcelo Freixo/ Twitter oficial
Já no Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, que era do PSOL, deixou o partido e foi para o PSB, que em São Paulo tem como um dos principais nomes: Márcio França.
A esquerda vem se preparando para as Eleições, mas caso Lula não seja candidato, há quem diga que Flávio Dino, que é Governador do Maranhão, pelo PCdoB, possa ir ao PT e disputar a Presidência.
Os partidos de centro também estão se preparando para as Eleições. A grande questão é que o PSDB, que até então era o partido que mais estava se preparando para 2022, está num impasse: João Doria, que é Governador de São Paulo, tem uma rejeição de quase 60%, pelas pesquisas, e não tem o apoio completo dos tucanos. Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul) é, ainda, um dos favoritos para disputar a Presidência pelo partido.
Quem entende de política diz que, pode haver, novidades, e o PSDB não venha com um candidato à Presidência, mas como Vice, e focaria na Câmara Dos Deputados, fazendo o partido crescer e obter maior chance de assumir papéis importantes dentro do Legislativo brasileiro.
O Portal Futuro Livre segue na cobertura das Eleições.