As eleições gerais ocorrerão somente em 2022, e entre uma decisão e outra envolvendo a pandemia de Coronavírus, os políticos brasileiros se preparam para conquistar o eleitorado.
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin quer voltar a liderar o Estado, atualmente sob o comando de João Doria. Ambos são do mesmo partido: PSDB.
O que atrapalha essa ideia é o desagrado de João Doria (e aliados), já que ele quer seu vice (Rodrigo Garcia, do DEM) assumindo seu lugar.
Doria quer disputar a Presidência da República, porém, a ala jovem do partido quer Eduardo Leite, que governa o Rio Grande do Sul, na disputa. A disputa, no caso, pode ser em duas vertentes:
1 - Eduardo Leite seria candidato à Presidência com um vice cujo nome seja forte.
2 - O PSDB não disputaria como Presidente, mas como Vice, numa eventual chapa com Luciano Huck, ainda sem partido.
O PSDB de São Paulo está incomodado com Eduardo Leite e torce para Huck desistir da candidatura, pois dessa maneira, Doria ganharia mais forças dentro do partido e conseguiria fazer com que Rodrigo Garcia fosse seu candidato.
O PSDB governa o Estado de São Paulo desde 1995, e Garcia não é filiado, cabe esperar se ele irá se filiar ou se o PSDB aceitará sair, tranquilidade, da disputa pelo Estado.
O racha no PSDB poderá ser resolvido, ou previamente esquecido, ao saber se Luciano Huck vai ou não deixar a TV Globo e seguir para a política.
As apurações das informações da reportagem são de levantamentos feitos a partir de informações dos seguintes veículos: Veja, UOL, Yahoo Noticias, Band e CNN Brasil, que divulgaram que Leite tem apoio e está disposto a disputar o Planalto.
O Portal Futuro Livre pediu respostas ao PSDB às seguintes perguntas:
1) O Governador João Doria não quer Geraldo Alckmin numa eventual disputa ao Governo do Estado de São Paulo em 2022, e esse posicionamento de Doria dividiu o partido. Isso procede?
2) Eduardo Leite tem o apoio da ala jovem do partido para ser candidato à Presidência, em 2022, e parte do partido quer uma parceria com Luciano Huck, ainda sem partido, e Leite seria candidato à Vice. Isso procede?
3) O PSDB de São Paulo está incomodado com Eduardo Leite e torce para Luciano Huck, sem partido, desistir de uma candidatura política; assim o PSDB de São Paulo tem mais forças para decisões que envolvem 2022. Isso procede?
Não recebemos respostas do PSDB!