top of page
Foto do escritorGiovanni Pegarallo

Parque Villa-Lobos tem evento gratuito para conscientização sobre o câncer de pele

Atualizado: 6 de fev. de 2023


Ação foi realizada no Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02) e contou com profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre prevenção e tratamento da doença.

Imagem: A7Press


Como parte da campanha #PrevinaOCâncerDePele, a Sanofi, em parceria com as associações de pacientes Oncoguia e Instituto Vencer o

Câncer (IVOC), a ação de conscientização foi sobre o câncer de pele não melanoma, tipo de tumor que encabeça o ranking de cânceres mais frequentes no Brasil, representando 31,3% de todos os tumores malignos diagnosticados, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.


A doença, que se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele, apresenta bons prognósticos e chances de cura quando descoberta na fase inicial. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares e o principal fator de risco é a exposição contínua ao sol e aos raios UV, sobretudo no período entre 10h e 16h.


Destaca-se, ainda, que pessoas com histórico familiar ou pessoal de câncer têm maior risco de desenvolver a doença.

Imagem: A7Press


Durante o evento, os participantes puderam entrar em uma cabine e descobrir quais partes do corpo ficam mais expostas aos raios solares e, consequentemente, necessitam de mais cuidado e atenção, além de contarem com a presença de especialistas que estarão à disposição para esclarecer dúvidas em relação à doença e orientar sobre a prevenção.


“A realização desse evento é importante para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de pele, do acompanhamento médico e da análise de pintas que

apresentem um aspecto diferente. Uma vez que a radiação solar tem efeito cumulativo na pele, a prevenção deve ser uma preocupação desde o início da vida. Os cuidados essenciais envolvem o uso de filtro solar com fator de proteção a partir de 30 FPS e de roupas e acessórios com filtro UV que cubram as partes do corpo expostas ao sol.” Disse Bernardo Soares, Diretor Médico da Sanofi Specialty Care no Brasil.

0 comentário
bottom of page