top of page

Parabéns, jornalistas! Portal Futuro Livre faz singela homenagem aos profissionais de imprensa

No século XV, Johannes Gutenberg criou a máquina de impressão, que poucos séculos após, passou a ser utilizada para informar. Não é raro (e nem errado) dizer que ele criou a imprensa. No caso, imprimir, ou seja, "trazer a vida" fatos. O papel do jornalista é informar os fatos, no caso, concretos. Os jornalistas precisam agradecer Gutenberg.





O jornalismo tem uma grande história, e então, hoje, 07 de abril, devemos falar de seus "historiadores". O jornalista tem um papel essencial para a manutenção da democracia, da liberdade e afins.


Jornalistas, os bons no caso, falam o fato como é. Na faculdade aprende a usar as seis perguntas mágicas: Quem? O que? Como? Quando? Onde? Por que? O jornalista aprende na faculdade que ele sempre dará spoilers, ou seja, no título a resposta, sem surpresas, sem "gracinhas".


O Portal Futuro Livre não é impresso, mas agradece Johannes Gutenberg por ter permitido, de alguma forma, lá atrás, que pessoas viessem a escrever e, consequentemente, imprimir notícias. Afinal de contas, hoje contamos os fatos, que outrora, estavam única e exclusivamente no papel.



Foto: Wikipedia

0 comentário
bottom of page