top of page

O Regionalismo Sonoro 10/10

Para encerrar esta série especial, conversamos com uma pessoa que teve de fazer (como muitos fazem) uma escolha, e ele escolheu o amor. A história de Luigi Mangini representa a paixão, tantas vezes executadas nas diversas canções, das diversas vertentes musicais deste Brasil imenso.


Para contar esta história, O Regionalismo Sonoro chega em Santa Catarina.


Luigi, em 2005, ganhou notoriedade no Brasil inteiro ao se apresentar em um dos palcos mais importantes da música brasileira, o consagrado palco do Programa Raul Gil. Raul Gil é conhecido por ter lançado diversos artistas de enorme sucesso na carreira.


Luigi, sobre a sua participação no programa, fala ao Portal Futuro Livre:


"Então, primeiro que eu nunca tinha participado de nenhum programa de televisão. O Raul Gil foi o primeiro programa e já ganhei disco de ouro. Foi algo surreal, surpreendente. Tanto ele quanto o filho dele me deram uma atenção superespecial para que eu pudesse estar vivendo aquele momento tão importante e especial."

Imagem: divulgação


Para Luigi foi um divisor de águas na carreira, porque antes o Luigi que atuava em mercados regionais, passou a ter uma exposição nacional.


"Acabou que solidificou mais ainda minha carreira no mercado em que já atuava, e ampliou para muitos outros. Literalmente foi um Luigi antes do Raul Gil e outro Luigi depois do Raul Gil."

O cantor fala com carinho do seu estado natal: Santa Catarina.


"Santa e bela Catarina, o estado em que nasci. Eu nasci em Santa Catarina, mas moro em outro estado hoje, e quando cheguei com minha arte, com a minha música, com o meu trabalho foi sempre um estado em que sentia efervescer, concentramos os esforços de divulgação em Lages-SC que é uma região bem central, porque ali é passagem para outros estados, e a partir daí foi se gerando uma espiral. Santa Catarina que é meu berço, onde vivi por um período com meus avós e tios no interior, e onde posteriormente muito tempo depois recebeu meus primeiros shows, foi ali onde me dei conta que tinha uma carreira, tinha um público gigante, que a partir de Santa Catarina se segmentou para os demais estados."

Como citamos, o amor faz parte da história de Luigi. Ganhou disco de ouro no Raul Gil, um grande marco, mas sua história sempre será lembrada porque pausou a carreira em nome do amor: Luigi parou sua carreira para cuidar da sua filha, que tem Síndrome de Down.


E agora, após tempos longe dos palcos, ele retoma a carreira. Leia o que ele disse sobre esta história:


"As prioridades mudam de acordo com cada fase da nossa vida. E nesse sentido não poderia ser diferente. Além de eu ter me dedicado muito mais a família e a questão da minha filha com Síndrome de Down, muitos outros valores que estavam distantes de quando eu vivia 100% focado no meio artístico, eles foram mudando."

Imagem: divulgação

"A questão dos preconceitos sempre ocorre na sociedade de forma geral. Mas, há uma transformação, há um movimento acontecendo, cada dia mais a gente vê a importância da socialização de pessoas com deficiência, independentemente do nível de deficiência. Essa questão tem sido muito bem abordada através do meu trabalho como artista, no qual, temos levantado a bandeira de que, todo local onde se realiza um show deveria ter um espaço especialmente projetado, pensado para pessoas com deficiência. E nesse sentido, a Bella tem sido uma guerreira junto comigo porque a gente ergueu essa bandeira juntos. Com ela eu aprendi muitas coisas, tanto a nível pessoal como no meu ambiente profissional."

Para concluir, Luigi diz: "Eu dizer que a minha filha possui uma deficiência, eu posso dizer que eu sendo considerado uma pessoa normal, tinha e ainda tenho várias deficiências como ser humano, e dessa forma no tempo dela eu auxilio ela nas delas e ela me auxilia nas minhas deficiências onde eu preciso melhorar, a gente tem um compromisso um com o outro que é eterno, que vai sempre ter uma ajuda contínua."


Ao longo dos episódios desta série, demonstramos as riquezas existentes do Brasil, valorizando quem realmente faz sucesso, afinal de contas, o sucesso é isso: é ser feliz!




0 comentário
bottom of page