O Portal Futuro Livre fez uma pesquisa com dezenas de leitores através das redes sociais, assíduos ou não, em relação aos menores de idade. O resultado é surpreendente, mas é bom ressaltar que equivale ao cotidiano daqueles que responderam a pesquisa.
56% dos entrevistados disseram que conhecem algum menor de idade que usa drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, MSD e afins. 63% responderam que conhecem algum menor que já foi apreendido pela Polícia; a mesma quantidade respondeu sim para a pergunta: conhece alguém que sofreu um crime cometido por menor de idade? A pesquisa ouviu 50 pessoas, de diferentes idades e localidades.
Imagem: reprodução/JusBrasil
Com a pandemia de Covid-19, o número de menores infratores internados está em 37 mil no país; alguns estados são líderes neste quesito, como o Ceará.
O número de 37 mil internados é de 2021, mas dois anos antes (2019), o número divulgado é de 19.261 menores infratores, que foram aprendidos só no Ceará (somados os números de 2017, 2018 e 2019) absoluta maioria no Brasil. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Imagem: reprodução/
O perfil, pelo que foi divulgado, dos menores infratores em sua maioria é sexo masculino, baixa renda, negro e com conflitos familiares.
Na Grande Vitória, no Espírito Santo, quase três menores são apreendidos por dia com drogas, por exemplo. Com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do ES.