O paulistano não tem o costume de chamar São Paulo de 'Sampa', como as pessoas de fora da capital costumam chamar, mas há um costume distante e antigo que é comum. Culturalmente, São Paulo é a terra da garoa.
De acordo com a história real, como a metrópole tem clima tropical de altitude, e antigamente caía muitos chuviscos, então ficou terra da garoa.
É fato que não é só garoa, não é mesmo? Em São Paulo chove muito, e até preocupa, mas o que não preocupa é o fato de São Paulo ter um costume muito 'paulistano de ser' quando chove: o paulistano é esperançoso, mas precavido.
Imagem: Pixabay
Enquanto andar em São Paulo é saber que você deve estar de regata e blusa, pois o tempo é bem eclético, dentro da bolsa do morador da capital tem guarda-chuva, e nos mais ousados, até capa de chuva.
Pode não haver chance de chuva, sempre há quem ande com o guarda-chuva na terra da garoa. Isso demonstra certa preocupação e, de fato, preparação.
O paulistano é preparado para o que der e o que vier, e estar pronto para o combate, até o combate contra a chuva, é característica da cultura paulistana.