top of page

O paulistano cultural 4/5: ser paulistano é andar de regata e blusa pela terra da garoa

O paulistano não tem o costume de chamar São Paulo de 'Sampa', como as pessoas de fora da capital costumam chamar, mas há um costume distante e antigo que é comum. Culturalmente, São Paulo é a terra da garoa.


De acordo com a história real, como a metrópole tem clima tropical de altitude, e antigamente caía muitos chuviscos, então ficou terra da garoa.


É fato que não é só garoa, não é mesmo? Em São Paulo chove muito, e até preocupa, mas o que não preocupa é o fato de São Paulo ter um costume muito 'paulistano de ser' quando chove: o paulistano é esperançoso, mas precavido.



Imagem: Pixabay


Enquanto andar em São Paulo é saber que você deve estar de regata e blusa, pois o tempo é bem eclético, dentro da bolsa do morador da capital tem guarda-chuva, e nos mais ousados, até capa de chuva.


Pode não haver chance de chuva, sempre há quem ande com o guarda-chuva na terra da garoa. Isso demonstra certa preocupação e, de fato, preparação.


O paulistano é preparado para o que der e o que vier, e estar pronto para o combate, até o combate contra a chuva, é característica da cultura paulistana.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page