top of page

Lula e Tarcísio realizam acordo que demorou quase 100 anos para ser concluído

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, e o Governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, do Republicanos, anunciaram na terça-feira, 30, um acordo para unir esforços na construção do tão sonhado túnel submerso entre Santos e Guarujá, as cidades icônicas do litoral paulista.


Esta ideia, que o ecoa há quase um século, ressurge como parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um orçamento aproximado de R$ 6 bilhões.

A reunião foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença de ministros do governo. Lula, nas redes sociais, disse que o acordo vai além do túnel, incluindo projetos como o trem São Paulo-Campinas e a expansão dos Institutos Federais (IFs) no estado de São Paulo. “Queremos construir 100 novos IFs em todo o Brasil ainda no nosso mandato”, afirmou o Presidente.


O acordo representou uma mudança de curso, uma vez que, inicialmente, o Governo Federal indicava que a obra seria conduzida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), excluindo a participação direta do Governo Estadual. Essa abordagem, no entanto, foi criticada por Tarcísio e parlamentares paulistas, que argumentaram que o modelo proposto atrasaria significativamente a conclusão da obra.


A saga para unir Santos e Guarujá começou quase cem anos atrás, com os primeiros estudos apresentados em 1927 para a construção de um túnel destinado ao bonde elétrico. Desde então, diversas propostas foram sugeridas, como uma ponte levadiça em 1948, uma ponte com acesso helicoidal em 1970, e, finalmente, a opção do túnel submerso em 2011, cuja licitação foi cancelada em janeiro de 2015.


A ideia do túnel também esteve presente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, quando se cogitou desestatizar a Autoridade Portuária de Santos e criar a empresa Túnel SA, com um investimento total previsto de R$ 16 bilhões.


Mais recentemente, em dezembro do ano passado, o Porto de Santos contratou a contratação da Fundação Vanzolini para elaborar a modelagem jurídica e econômica do empreendimento.


Com esse novo acordo entre Lula e Tarcísio, a promessa de uma ligação mais eficiente entre Santos e Guarujá, parece estar mais próxima de se tornar uma realidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page