O ex-Governador de São Paulo João Doria, hoje, fez o que muitos tucanos queriam: desistiu da candidatura à Presidência.
Emocionado, Doria falou em discurso sobre sua trajetória política, relembrou o pai, que também foi político. Ele sai da disputa, e falou que não era a escolha da cúpula do partido.
Imagem: Estadão/Conteúdo
O PSDB, há tempos, tem um candidato à Presidência, não chegou ao segundo turno na última eleição. Geraldo Alckmin, então candidato, fracassou, mas estará presente nas Eleições 2022, como vice na chapa de Lula, do PT. Alckmin agora é do PSB.
A história de Doria na disputa pelo Planalto é complexa. Internamente, houve a intenção de ter o nome de Eduardo Leite, que deixou o comando do Rio Grande do Sul.
Leite, no entanto, perdeu as prévias do partido para a Presidência da República. Com a vitória de Doria, mesmo contra muitos membros do partido, ele teve de enfrentar outra questão:
Na polarizada disputa entre Jair Bolsonaro, do PL, e Lula, o nome de Doria como terceira opção causa certa rejeição para muitos.
O ex-Governador não tem alta aprovação em São Paulo, e isso reflete no Brasil, então três partidos - PSDB, Cidadania e MDB, pensaram numa candidatura única que seja real opção aos dois nomes mais fortes, até então.
Do MDB, então, o nome da Senadora Simone Tebet é forte para a disputa, com Tasso Jereissati, Senador pelo PSDB, como vice.
No entanto, há ainda quem queira que o PSDB tenha seu candidato, e ele seria Eduardo Leite.
O próximo anúncio é, realmente, sobre quem será o candidato à Presidência do PSDB: Eduardo Leite, do próprio partido, ou Simone Tebet, de outro partido.
Doria encerra seu discurso com um "até breve". Tebet disse que a saída dele da disputa era esperada, agora ela aposta em uma união.
A Senadora disse ainda que o ex-Governador nunca foi adversário e quer sugestões dele para seus programas de governo.
Com a saída de Doria, muito se pensa em Rodrigo Garcia, atual Governador de São Paulo, e o nome do partido para a disputa local. Em seu discurso, dá a entender que João Doria pretende seguir apoiando o nome de Garcia.