É defendido pelo Portal Futuro Livre que todos tenham um posicionamento político, mas o jornalismo não deve se posicionar, afinal de contas, existem várias verdades, vários fatos. É notório que quem tem alinhamento político com a esquerda vá enxergar com mais facilidade problemas no âmbito da direita, e vice-versa. É comum encontrarmos pessoas que, como dizem na linguagem moderna, "passam pano" para erros de quem gosta.
É triste, no entanto, quando quem defende a democracia acaba destratando quem pensa diferente, e tomando partido sem enxergar outros pontos, simplesmente por causa de um pensamento ideológico. A falta de debates vivos, de trocas de conversas e de interesse acabam por deixar coberturas jornalísticas previsíveis.
O Portal Futuro Livre reitera que é isento de opinião política, mas é um site interessado em expor os fatos, doa a quem doer, para que a população pense. É válido dizer que isto é um jornalismo compromissado simplesmente com a verdade dos fatos.
Não é papel de nenhuma reportagem do Portal Futuro Livre causar manipulação, e por fim, explicamos que para encontrar posicionamentos técnicos do site, basta acessar a categoria 'Opinião', pois é a única forma de encontrar o que pensa o Portal Futuro Livre.
Opiniões de colunistas voluntários em suas colunas são de inteira responsabilidade de ambos, e é jornalisticamente correto dizer que quando há espaço para vários pensamentos, então há democracia. A liberdade de imprensa sempre vai agradecer no final.
São Paulo, 24 de outubro de 2023
Grupo Inovação de Comunicações