Oficialmente divulgado semanas atrás, a Guerra na Ucrânia já deixou mais (muito mais) de 240 mil mortos, no entanto, estes números estão desatualizados. Na última semana, por exemplo, houveram ataques da Ucrânia contra base aérea na Rússia. Rússia e Ucrânia se atacam a cada dia.
Um depósito de combustíveis na Rússia, inclusive, foi destruído. A Guerra lá fora atinge aqui também, economicamente falando claro. Dentre os assuntos negativos envolvendo a economia brasileira e a Guerra, há notícias boas (se é que é possível) envolvendo os conflitos e o Brasil.
De janeiro a junho, o trigo teve alta de mais de 27%, ou seja, houve uma valorização nacional. Triste saber que essa valorização veio de maneira forçada, justamente, porque está tendo muito mais de 240 mil mortes lá fora.
JOVENS INCLUSOS
A Comissão de Finanças e Orçamento de São Paulo aprovou a subcomissão para investimentos de política pública na área.
A 'Subcomissão da Juventude' pretende aperfeiçoar os recursos destinados às políticas públicas para jovens, em especial para a geração de rende, educação e mercado de trabalho no município. A subcomissão entrará no ar em fevereiro de 2023, depois do recesso.
MÚSICA LATINO-AMERICANA
Segunda, dia 12, às 19h, no Memorial da América Latina, haverá o lançamento do livro Latinidades: 100 anos em 100 discos, que fala sobre a música latino-americana de 1922 a 2022.
O livro tem curadoria de grandes nomes da música brasileira e estudiosos, como o professor Waldecyr Caldas, o produtor Juca Novaes, o baterista João Barone, o baixista Willy Verdaguer e o jornalista Felipe Machado. Quatro, dos cinco, estarão presentes para um bate-papo sobre os discos que integram a publicação. É gratuito e aberto ao público, no auditório da Biblioteca do Memorial.
AZAR NOS BOLÕES
A Espanha foi eliminada, a Alemanha já saiu faz tempo. Parece que os bolões de quem resolveu se arriscar antes da Copa começar não foram os melhores. A Copa do Qatar ficará conhecida como a Copa das surpresas, e também como a última neste estilo. Em 2026, nos EUA, México e Canadá, serão mais países. Será que voltaremos a ver Egito e Itália? Amanhã, ao meio-dia, inclusive, Brasil em campo.
VAI DAR PRAIA
A Praia de Iracema recebe o 6º festival La Grue, de economia criativa. Será sábado, às 16h. La Grue do Brilho vai trazer looks para o fim de ano, reunindo mais de 40 marcas de Fortaleza, no Ceará. Para quem quiser ir, é na Rua dos Tabajaras.
MORAR FORA
Ingrid Domingues-McConville é membro da Ordem dos Advogados da Flórida e membro do Tribunal Distrital dos EUA, e com propriedade fala que os Estados Unidos têm a maior população de imigrantes do mundo, como é sabido. É natural, porém, que muitos não se planejam para sair de seu país de origem.
A doutora fala da importância do planejamento, e elenca algumas formas de se morar fora do Brasil, por exemplo, de maneira totalmente legal:
Morar em outro país com visto de estudante; intercâmbio de trabalho durante a faculdade; visto de férias e trabalho; achar um emprego no exterior que dê um visto de trabalho; dupla cidadania; imigração qualificada; trabalhar como voluntário pago pelas Nações Unidas ou pela União Europeia.
"Seja qual for o destino, o importante é não arriscar a vida se aventurando e sim planejando o caminho, com objetividade e orientação, considerando que uma nova vida está sendo delineada."
Aspas da advogada Ingrid D. McConville.