top of page

Exército registra 234 casos de transtornos mentais em 2021

O Exército do Brasil é um dos maiores da América Latina, ficando atrás apenas da Colômbia quando se fala em número de efetivos. São mais de 219 mil soldados, e mais de 280 mil homens reservistas. Diante do tamanho, o trabalho é extenso.


Entre treinamentos pesados e, para muitos, questionáveis em certos quartéis, além de trabalhos de buscas de desaparecidos em mata, e diversas regras em eventos oficiais que exigem certa perfeição, a vida dos soldados em ação é regrada e cheia de rotina.


As folgas podem resultar em uma certa 'liberdade', que significa um perigo, se, e somente se, não houver equilíbrio.


No ano de 2021, oficialmente o Exército identificou 234 casos de militares com transtornos mentais. Todos foram encaminhados paea médicos especialistas, e estes prescreveram individuais terapias, a cada necessidade, além de orientação laboral.


Imagem: reprodução/Internet


O número de 234 casos no Exército é um contraponto aos outros órgãos de defesa. É notório um crescimento de depressão e, consequentemente, suicídio entre policiais militares, por exemplo. Este número foi obtido com exclusividade através da Lei de Acesso à Informação.


No Brasil, o Exército é alvo de questões políticas, sociais e ambientais.


As Forças Armadas do Brasil são vigiadas, desde aquisições polêmicas pelo Governo, até mesmo ações simples e corriqueiras.


A pressão no Exército, associada ao fato destes soldados terem família, problemas pessoais e anseios, faz com que a tendência seja que em 2022, ano eleitoral, ano de Copa do Mundo, o número seja superior ao de 234 registrados.


A própria Biblioteca do Exército, pelo site oficial, mostra que o tema 'saúde mental' é uma questão já abordada e discutida.


O aumento de jovens (menores de 18) com algum transtorno mental também é tendência. Cabe lembrar que todo homem no Brasil deve obrigatoriamente se alistar.


Existe uma prevalência de casos de transtornos mentais que chegam aos registros oficiais entre os jovens, e um excessivo aumento de violência policial, por exemplo.


É comum notícias de policiais militares agressores, excessos no uso da Lei, entre outros âmbitos.

Dados assim, quando oficialmente existem, também recaem (automaticamente) nas Forças Armadas.

249 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page