Água é um produto mais do que essencial para a sobrevivência do ser humano. A água serve para digerir alimentos, absorver os nutrientes, regular a temperatura do corpo e, também, eliminar toxinas. É benéfico tomar água com frequência, tomar banho é higiênico; a água previne doenças e melhora o desempenho físico e mental.
Imagem: reprodução/ Leonello Calvetti/getty Images
Uma condição rara atinge entre 50 e 100 pessoas no planeta: alergia à água. Estima-se que uma de 200 milhões de seres humanos possuem esta alergia, que recebe o nome urticária aquagênica.
Para sobreviverem, estas pessoas não podem tomar banho de mar ou piscina, além de tomar banho apenas 1 ou 2 vezes por semana, com durabilidade de apenas 1 minuto, no máximo.
É bom também que o seleto grupo de alérgicos evitem fazer exercícios físicos intensos, para que não haja suor. Uma das maiores dificuldades para quem tem a alergia é o consumo da água. Para beber água, é necessário utilizar um canudo para evitar que a água tenha contato com os lábios.
Esta alergia é uma forma rara de urticária crônica induzida, conhecida também pela nomenclatura UCInd, desencadeada por um estímulo específico.
Para os pesquisadores, esta é a uma alergia que não tem uma compreensão total, no entanto, os sintomas são sentidos minutos depois da exposição cutânea à água.