top of page

Entenda a importância do Compliance dentro das empresas

Roberta Castro afirma que essa é uma ferramenta de compromisso social. Empresas que ainda não investem em Compliance estão perdendo espaço no mercado e precisam se atualizar com urgência. O Compliance é um conjunto de regras que são seguidas para cumprir as normas legais e regulamentares de políticas e diretrizes estabelecidas para um negócio.


Além disso, é a partir dessa prática que as atividades da empresa são organizadas para evitar, detectar e tratar de possíveis desvios ou inconformidades que possam acontecer.


Essa dica é sustentada pela advogada especialista no tema, Roberta Castro, que destaca o valor de investir em Compliance.

Imagem: Internet


“Nos tempos atuais é impossível passar despercebido o tema do Compliance. É uma forma da empresa mostrar sua responsabilidade e seu compromisso com a sociedade”, declara Roberta. “Investir em Compliance é combater sistemas viciosos de corrupção e trabalhar por empresas mais sólidas, comprometidas e uma sociedade mais justa”, completa a especialista.


O tema vem ganhando força desde 2009 depois da publicação do documento da CGU e do Instituto Ethos, “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção“, que visa orientar as ações das corporações que querem realmente contribuir para a construção de ambientes sustentados na integridade e comprometidos com o combate à corrupção.


“É claro que existem meios de fazer um Compliance simplificado, com resultados efetivos e claros. Por isso, entender melhor e se formar sobre o assunto é uma forma de conseguir colocar em prática dentro das empresas essa ferramenta tão fundamental”, destaca Roberta Castro. “O mais importante é buscar especialistas que possam ensinar estratégias nas áreas mais importantes de uma corporação, como a de compras, por exemplo, fazendo com que os processos administrativos tenham o mínimo de ruído possível”, completa a especialista.


Vale destacar que o Compliance deve ser aplicado em todos os setores das empresas. Desde o contato com fornecedores, até a gestão dos parceiros, manutenção de possíveis falhas e posicionamento da empresa perante a sociedade.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page