top of page

Empreendedorismo entre mulheres. Conheça Dryca Ryzzo, além da música:

Quase metade das pessoas empreendedoras no Brasil, segundo a Global Entrepreneurship Monitor, são mulheres. O número, em porcentagem, é 48.7%. Uma dessas mulheres é Dryca Ryzzo.



Foto: Instagram/ Dryca Ryzzo usa seus acessórios


Cantora paulistana, ela não apenas se dedica a família ou a carreira musical, mas há seis anos, ela é empreendedora e tem sua própria marca, responsável por joias.


A empresa dela tem, só no Instagram, mais de 15 mil seguidores, entre eles Dj Claytão, que está no reality show Power Couple 5, Jojo Todynho, que venceu A Fazenda 12, além da cantora Clau, entre outras personalidades.


Sobre sua carreira como empreendedora, Dryca conversou com o Portal Futuro Livre. É a primeira, de cinco entrevistas, da nova série semanal de reportagens, com mulheres inspiradoras.


Leia na íntegra:


Você, como mulher, viu algum preconceito ao se tornar empresária? É um mundo, historicamente, masculino.


Preconceito eu não sei se é a palavra, acredito que machismo sim. Muito homem que nos subestima, que não paga, que não entrega serviço ou faz coisas [consideradas machistas], pois acha que aceitaremos caladas.


Machismo:

No Brasil, segundo o site CartaCapital, foi revelado em um estudo que o machismo é um dos vertentes associados ao preconceito mais praticados. Ao menos, 70% dos homens já foram, em algum momento, machistas.


Dryca, qual sua dica para quem quer ser empresária de sucesso como você?


Nossa... Essa frase [empresária de sucesso como você] me deu até um frio na barriga! Muitas vezes é estranho admitir pra mim que consegui, de tanto que eu sonhei com essa marca. Mas ainda estou longe de onde quero chegar com ela.

Minha dica é: tenha foco, seja original, nada será mais único do que ser você. E esteja preparada pra falhar e para ser passada pra trás. Nunca estamos (risos), porém sempre se levante e recomece.


Foto: Instagram/ Divulgação


Saiba mais sobre "Dryca Ryzzo Acessórios", pelas palavras da própria Dryca:


Minha empresa é o que eu sei fazer de melhor! Faço isso há tanto tempo que tudo o que eu vejo na minha cabeça, é transformado em brinco ou colares e anéis. As vezes vou dormir e ao fechar os olhos surgem modelos de peças, isso desde novinha.


Comecei torcendo arame e quis melhorar minhas técnicas, aprendendo a arte do metal na ourivesaria. Cursei desenho industrial pra entrar mais na área de projeto de produto e, assim, com bastante conhecimento e feeling, fui criar coleções para fábricas de joias. Fiquei nessa área como designer por sete anos, até tomar coragem de abrir minha própria marca.


Ela nasceu após eu acabar de pagar meu disco "A Busca", eu parcelei ele em dois anos enquanto trabalhava em uma fábrica. Quando lancei, para me dedicar mais a música, fiz a primeira coleção com meu fundo de garantia, vendeu toda, e aí nunca mais parei.


Amo criar em cima do que amo: influências, inspirações,referências autobiografias, musicais e lúdicas. Crio para pessoas se sentirem usando uma obra de arte, para se sentirem poderosas e cheias de brilho.

O Instagramda empresa é: drycaryzzo_acessorios

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page