top of page
Foto do escritorLucas Rogerio

Em Construção: somos imparciais?

Fazer jornalismo não é uma tarefa fácil, principalmente em um país em que as pessoas muitas das vezes não sabem interpretar o que é notícia e o que é opinião. Na construção de um modelo específico de jornalismo, modelo este que respeita a notícia, e, consequentemente, o leitor, o Portal Futuro Livre abre espaço para evidenciar como construir um jornalismo imparcial. Os segredos do Portal Futuro Livre serão revelados nesta série especial.


"Em Construção", um título bem objetivo, pois o Portal Futuro Livre sempre está em grande construção de um editorial técnico e, plenamente, imparcial. Os textos desta série serão colocados tanto em primeira quanto em terceira pessoa do singular. As experiências jornalísticas desde que vos fala se misturam com as experiências de leitores, e é claro, colaboradores.


O objetivo da série é causar um divisor de águas, encerrando a fase de comemorações do aniversário de dois anos do Portal Futuro Livre. É hora de, finalmente, demonstrar as grandes mudanças.


Para iniciar, fica a pergunta: por que nos consideramos imparciais?


Todos temos opiniões, pessoas físicas e jurídicas. O Portal Futuro Livre também possui opiniões, no entanto, estas opiniões não refletem necessariamente as opiniões dos donos. Para que haja imparcialidade, é necessário aprender a ouvir todos os lados da história, tornar-se curioso em relação às curiosidades que não lhe agradam.


Quando se fala em um jornalismo parcial, o assunto principal é a política. Questionamos, então, os nossos leitores:


Para 71,4% dos entrevistados, o Portal Futuro Livre não tem um posicionamento político. 28,6% acreditam que o site possui um posicionamento.

Fica, então, um outro questionamento: ter um posicionamento te torna parcial? A resposta é não. O Portal, apesar de não ter um posicionamento, busca a imparcialidade. Isso, no entanto, não quer dizer que não possam existir posicionamentos políticos em veículos de comunicação, mas é necessário encontrar um ponto de equilíbrio, já que jornalismo é uma coisa séria.





0 comentário
bottom of page