top of page

Em anúncio importante, Lula usa termo preconceituoso para falar de indígenas

Alguns nomes do próximo Governo foram divulgados hoje, 09, pelo Presidente eleito Lula, do PT. Fernando Haddad será o Ministro da Fazenda, Rui Costa ficará na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça, José Múcio Monteiro será Ministro da Defesa e Mauro Vieira ficará com o Ministério das Relações Exteriores.


Divulgando apenas homens, o Presidente eleito sinalizou que a Esplanada será diversa.


"Vamos colocar muita gente para participar [do governo]. Vai ter mulher, homem, negro, índio, vamos montar um governo que seja a cara da sociedade em sua total plenitude. Não se preocupe com isso porque vamos montar [dessa forma]", disse Lula.


No entanto, especialistas e estudiosos, além de líderes de comunidades tradicionais já disseram que o termo 'índio' é preconceituoso, além de ultrapassado. O termo correto para se utilizar é o termo 'indígena', que é considerado mais abrangente e está mais ligado ao significado do que vem do latim: algo ligado ao termo 'povo original'.

Estudiosos, especialistas e os próprios líderes de comunidades tradicionais concordam que o termo 'índio' é ultrapassado e preconceituoso. Já o termo 'indígena', além de mais atual, abrangente e respeitoso, está muito mais ligado ao significado que vem do latim: algo próximo de “povo original”.


Durante a campanha, Lula sinalizou que criaria, justamente, um ministério que teria o nome 'povos originários', recentemente, o petista cogitou não ter um ministério e, sim, uma secretaria.


Imagem: reprodução/PT

0 comentário
bottom of page