Alguns nomes do próximo Governo foram divulgados hoje, 09, pelo Presidente eleito Lula, do PT. Fernando Haddad será o Ministro da Fazenda, Rui Costa ficará na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça, José Múcio Monteiro será Ministro da Defesa e Mauro Vieira ficará com o Ministério das Relações Exteriores.
Divulgando apenas homens, o Presidente eleito sinalizou que a Esplanada será diversa.
"Vamos colocar muita gente para participar [do governo]. Vai ter mulher, homem, negro, índio, vamos montar um governo que seja a cara da sociedade em sua total plenitude. Não se preocupe com isso porque vamos montar [dessa forma]", disse Lula.
No entanto, especialistas e estudiosos, além de líderes de comunidades tradicionais já disseram que o termo 'índio' é preconceituoso, além de ultrapassado. O termo correto para se utilizar é o termo 'indígena', que é considerado mais abrangente e está mais ligado ao significado do que vem do latim: algo ligado ao termo 'povo original'.
Estudiosos, especialistas e os próprios líderes de comunidades tradicionais concordam que o termo 'índio' é ultrapassado e preconceituoso. Já o termo 'indígena', além de mais atual, abrangente e respeitoso, está muito mais ligado ao significado que vem do latim: algo próximo de “povo original”.
Durante a campanha, Lula sinalizou que criaria, justamente, um ministério que teria o nome 'povos originários', recentemente, o petista cogitou não ter um ministério e, sim, uma secretaria.
Imagem: reprodução/PT