top of page

Educação salva vidas 4/5: dados


Imagem: reprodução/Fundação Goiana de Municípios


Conforme você vem acompanhando no Portal Futuro Livre ao longo dos últimos dias, os dados sobre educação mostram a situação real do Brasil. Alguns vamos relembrá-los:


O IBGE disse que, no Brasil, especificamente em novembro/2021, são 13,5 milhões de desempregados, e mesmo os dados não tendo nada a ver, teoricamente, com educação, o IBGE (em julho/2020), disse que 69,5 milhões de pessoas acima dos 25 anos, infelizmente, não concluíram o ensino médio.


A educação salva vidas também tem ligação com trotes, pois, infelizmente, Eles estão prejudicando ligações que serviriam para atender, de fato, uma emergência, os trotes seguem sendo algo que as Policiais Militares espalhadas pelo Brasil tem de enfrentar (e suportar). Em Minas Gerais, por exemplo, 20% das ligações são brincadeiras, mesmo após uma campanha de conscientização feita para a população lafaietense.


No centro-oeste do país, mais especificamente em Cuiabá e Várzea Grande, ambas no Mato Grosso, em um dos últimos levantamentos, mostrou que crianças são responsáveis por 70% dos trotes.


Os trotes representam a parcela de 6,58% das ligações, ou em números definitivos: 21.636 mil telefonemas. De volta ao sudeste, agora no maior estado do país, os números chocam:


São Paulo tem cerca de 5.000 trotes diariamente, ou seja, 10% das ligações, num ano inteiro. O número é grande, se pensar que a estrutura policial no Brasil não a melhor, e há muita coisa a ser corrigida.


É comum, de acordo com o levantamento da Jovem Pan, policiais deslocarem viaturas para locais e lá não ter nenhuma ocorrência, resultando num trote.


A identificação de quem comete essas brincadeiras também ocorre. Muitos acabam utilizando o 190 para casos não emergentes, como pedidos apenas de informações, que acontecem sempre.


Fontes: Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso, Jornal Correio da Cidade e Jovem Pan.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page