A estudante Mariana da Rocha Cunha disse que a educação salva vidas, e na opinião dela o que se estuda durante a vida será necessário alguma vez, nem que seja para explicar algo para os familiares.
"Hoje, para vivermos é necessário, pelo menos, [estudarmos] até o ensino médio. Para ter uma profissão, receber salário ou sobreviver é necessário a educação, e não é [sem conclusão do ensino médio] possível ter um emprego que te ajude a sustentar.", disse Mariana.
E de fato, a opinião de Mariana é condizente, pois para conseguir um emprego de carteira assinada, um sonho de muitos brasileiros, se faz necessário ter o ensino médio completo.
Imagem: Pixabay
No Brasil, de acordo com dados do IBGE de novembro/2021, são 13,5 milhões de desempregados no Brasil. Não é correto informar, de fato, que os desempregados estão fora do mercado de trabalho por causa da escolaridade, mas outro dado do IBGE, de julho/2020, evidencia um problema no país:
Mais da metade dos adultos com 25 anos de idade não concluíram o ensino médio no Brasil, em números oficiais, o IBGE aponta 69,5 milhões de pessoas.