top of page

Educação Básica em Destaque: Milhã inicia Jornada Pedagógica com gestores convidados de MS

Mais de três mil quilômetros separam Milhã de Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, o que não impediu uma viagem de mais de 25 horas, entre estrada e conexões, de um grupo de gestores para conhecer as metodologias, inovações e novas tecnologias aplicadas no município cearense.

Imagem: divulgação


O intercâmbio, que acontece dentro da Jornada Pedagógica 2023, na Escola Municipal Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa, no bairro Prado, iniciou segunda-feira (23) e seguiu até quarta-feira (25). Com zero reprovação e praticamente nenhum abandono, Milhã administra sete escolas e cerca de 2.300 alunos na Educação Básica.


O primeiro dia da Semana Pedagógica foi marcado pelas palestras “Método AEIOU, potencializando habilidades”, com a mentora Mariana Sasso; “Diálogos (im)-pertinentes: amar e mudar as coisas me interessa mais”, pelo psicólogo Jânder Carlos; e “Sucesso na Gestão Escolar” com a professora Aurilene Tomaz – esta última, voltada apenas para diretores e coordenadores. Estão previstos, ainda, formações sobre “BNCC / DCRC” e “A sala de aula é um espaço de amor – só assim a aprendizagem acontece”, respectivamente para professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.


Para a professora Marta Neiva Pinheiro, coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano na Cleonice Bezerra, com 900 alunos matriculados, “o sucesso da nossa escola é porque temos um líder à frente da Secretaria de Educação (Renato Pinheiro) e outro na própria escola (diretor Ezequias Batista de Souza) que se envolvem em todos os projetos e valoriza cada profissional, do vigia à merendeira, passando pelos auxiliares e professores”. Na rede municipal de ensino de Milhã os alunos contam também com uma metodologia moderna, acesso a computadores, lousa digital, dinâmicas em grupo e aulas em campo.


Em sua segunda visita ao município, mas desta vez trazendo oito coordenadores e diretores de Mato Grosso do Sul, o secretário de Educação de Deodápolis, Adriano Pimentel, disse esperar que estes três dias de intercâmbio sejam de muita troca de experiências para os dois municípios. “Buscamos sempre referências na educação e, cada vez mais, Milhã está aparecendo como destaque na Educação Básica. Este intercâmbio que o prefeito de Deodápolis autorizou de imediato, e pedimos para participar desta Jornada Pedagógica, verificando como que é feito esse processo de início pedagógico e como se dá esse crescimento de Milhã junto à educação, vem despontando nacionalmente.”


Os investimentos que vêm sendo realizados pelo município na educação, incluindo a valorização dos professores, fazem parte do compromisso da gestão nessa área tão importante do conhecimento. Segundo explicou o secretário municipal de Educação, Renato Pinheiro, “um dos pontos relevantes foi o nosso IDEB: Temos os melhores IDEBs no âmbito nacional e também temos o terceiro melhor IOEB que indica as oportunidades que o município oferece, que é mais importante do que a prova, porque gera oportunidades.”

Imagem: divulgação


Milhã anuncia reajuste de 14,95% para os professores


Na abertura da Semana Pedagógica de Milhã, o prefeito Luiz Alan Pinheiro Macêdo anunciou o reajuste salarial dos professores em 14,95%, conforme orientação do Ministério da Educação. “É uma satisfação sempre priorizar a educação do nosso município. Nossa meta é crescer cada vez mais e mostrar para todo o Ceará e o Brasil o método de ensino. Na Educação Básica, somos o terceiro melhor município do país.”


0 comentário
bottom of page