top of page

Conheça Tia Dalva, professora que leciona libras em aulas de reforço

Atualizado: 12 de ago. de 2023

Dizem que o nome Dalva significa amanhecer, porém paras as crianças do bairro de Campo Grande, zona oeste, do Rio de Janeiro, RJ, Dalva é o nome da professora ou da “tia” como muitos a conhecem.


Tia Dalva é uma professora aposentada, de 65 anos, que decidiu realizar aulas de reforço (em sua residência) para crianças dos 4 aos 11 anos de idade. Dalva, inclusive é um exemplo de perseverança, pois é surda.


Questionada sobre o motivo de aprender Libras, ela diz: Eu tive que aprender a Língua Brasileira de Sinais após ter ficado surda e acabei por fazer do “limão uma limonada”, decidi ensinar esse novo conhecimento aos meus alunos e alunas mesmo sem necessitarem de algum tipo necessidade especial.

Imagem: divulgação


Hoje a professora “Tia Dalva” atende aproximadamente 15 crianças que além de receberem aulas de reforço, também aprendem Libras, mesmo não tendo deficiência auditiva.


Ao falar sobre o seu objetivo, Tia Dalva explica que o seu sonho é levar esse método de ensino para outras crianças e assim possibilitar que todos possam fazer a sua parte para que a inclusão seja realmente para incluir.


"Quando você decide ensinar Libras junto ao reforço escolar para crianças portadoras ou não de necessidades especiais, tudo se torna diferente, elas aprendem brincando."

Facebook: Peterson Silva Tel

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page