top of page

Com a palavra, Daniela Beteto

A Coluna Espaço Aberto publica agora um artigo da advogada Daniela Beteto. Leia:


Aumento da participação feminina no mercado de trabalho e suas implicações diárias


Com a crescente participação feminina no mercado de trabalho, muitas mulheres enfrentam um desafio diário: como conciliar a carreira com a vida pessoal e manter uma rotina equilibrada. Como advogada e sócia de um escritório formado por 11 mulheres, sei bem como essa questão pode ser desafiadora. No entanto, acredito que é possível ter uma rotina equilibrada e alcançar grandes objetivos profissionais sem que uma área atrapalhe a outra.


Para começar, é necessário estabelecer prioridades. Como profissional, é natural que você se dedique ao seu trabalho, mas é fundamental reservar um tempo para as suas atividades pessoais e familiares. É importante ter uma visão clara de seus objetivos e metas, tanto profissionais quanto pessoais, e estabelecer um plano de ação para alcançá-los.


Uma rotina equilibrada envolve também a prática de atividades físicas, cuidados com a saúde, principalmente com a saúde mental e momentos de lazer. O exercício físico, por exemplo, é uma ótima forma de reduzir o estresse e a ansiedade, além de manter a saúde em dia. Além disso, é importante cuidar da alimentação e ter um sono de qualidade para manter o corpo e a mente saudáveis e ter mais energia e disposição.


No entanto, sabemos que o tempo é um recurso escasso e muitas vezes é difícil conciliar todas as ações em um breve período. Por isso, a sugestão é gerenciar o tempo de forma eficiente. Isso inclui estabelecer horários para as atividades exercidas, delegar tarefas quando necessário e aprender a dizer "não" quando precisar. Isso mesmo: saber dizer ‘não’ é mais uma dica poderosa para não se perder em ações que não são de sua responsabilidade.


Confesso que para mim, aprender a dizer “não” e equilibrar as prioridades de trabalho, foram meus principais desafios. Mas, ao adotá-los, passaram a ajudar muito a otimizar meu tempo e ainda incluir outras ações, tornando o dia ainda mais produtivo.


Outra estratégia que pode ajudar a manter uma rotina equilibrada é a automação de processos. Por exemplo, usar ferramentas de gerenciamento de tempo e de tarefas, além de gerenciamento de projetos também podem ajudar a otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Coloquei isso em prática na vida pessoal e com o meu time de trabalho. Passamos a agilizar os trabalhos e manter sempre os feedbacks atualizados de forma mais dinâmica.


No geral, é fundamental ter em mente que ninguém é perfeito e que imprevistos acontecem, apesar de toda a organização. É preciso entender que seremos imperfeitos, temos que ser flexíveis e estarmos dispostos a adaptar a rotina sempre que necessário. Neste caso, ter uma rede de apoio, seja ela formada por amigos, familiares ou colegas de trabalho, também pode ajudar a enfrentar momentos ansiosos e manter o equilíbrio.


Acreditar em si mesma, trabalhar com um time de forma colaborativa valorizando o potencial de cada um é fundamental para alcançar grandes objetivos. Mas, para isso, é preciso ter uma rotina que permita conciliar a vida profissional e pessoal. Afinal, a felicidade e a realização não vêm apenas do sucesso profissional, mas também da qualidade de vida, essencial em todos os momentos.

Imagem: divulgação


Daniela Beteto é advogada especializada em Direito do Trabalho e Privacidade de Dados nas relações de Trabalho. É Coordenadora do Departamento Consultivo Trabalhista da MABE Advogados Associados. Atua na privacidade de dados, organização e gestão empresarial com foco em assessoria consultiva para empresas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page