top of page

CIC do Imigrante promove Cidadania em Movimento no Dia Mundial do Refugiado



Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado anualmente em 20 de junho, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promove a ação Cidadania em Movimento na sede da unidade, na região da Barra Funda, na terça-feira (20), das 10h às 15h.

Imagem: internet


O evento tem como objetivo atender famílias de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos serviços de emissão de carteira de trabalho digital, cadastro para vagas de emprego, solicitação e renovação de protocolo de refúgio, regularização migratória, elaboração de currículo, atendimento jurídico, além de palestras, corte de cabelo, exame de hipertensão e diabetes, brinquedos infláveis, e distribuição de cestas básicas, kits de higiene e roupas.


A iniciativa vai contar ainda com o ônibus do Projeto Cidadania Itinerante, que oferece para a população: agendamento para 2.ª via do RG e da CNH; emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 1.ª via do CPF (1 a 24 anos) e 2.ª via; título eleitoral, contas de consumo (água e luz), carteira de trabalho digital no celular e atestado de antecedentes criminais; consulta ao Serasa; registro de boletim de ocorrência; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; orientações sobre o Procon e Defensoria Pública; e encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC. A unidade também está preparada para receber denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.


A ação ocorre em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Núcleo de Estudos sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos (NEMIGDHS), a Comissão dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB/SP, a Cruz Vermelha, entre outros.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page