top of page
Foto do escritorGiovanni Pegarallo

CIC do Imigrante promove Cidadania em Movimento no Dia Mundial do Refugiado



Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado anualmente em 20 de junho, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promove a ação Cidadania em Movimento na sede da unidade, na região da Barra Funda, na terça-feira (20), das 10h às 15h.

Imagem: internet


O evento tem como objetivo atender famílias de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos serviços de emissão de carteira de trabalho digital, cadastro para vagas de emprego, solicitação e renovação de protocolo de refúgio, regularização migratória, elaboração de currículo, atendimento jurídico, além de palestras, corte de cabelo, exame de hipertensão e diabetes, brinquedos infláveis, e distribuição de cestas básicas, kits de higiene e roupas.


A iniciativa vai contar ainda com o ônibus do Projeto Cidadania Itinerante, que oferece para a população: agendamento para 2.ª via do RG e da CNH; emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 1.ª via do CPF (1 a 24 anos) e 2.ª via; título eleitoral, contas de consumo (água e luz), carteira de trabalho digital no celular e atestado de antecedentes criminais; consulta ao Serasa; registro de boletim de ocorrência; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; orientações sobre o Procon e Defensoria Pública; e encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC. A unidade também está preparada para receber denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.


A ação ocorre em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Núcleo de Estudos sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos (NEMIGDHS), a Comissão dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB/SP, a Cruz Vermelha, entre outros.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page