top of page
Foto do escritorLucas Rogerio

Campeões de ansiedade, 54% dos jovens bebem café mais de uma vez ao dia

A ansiedade está, oficialmente, presente na vida de 18,6 milhões de brasileiros, colocando o Brasil como o país mais ansioso do mundo, segundo um alerta da OMS. Os dados podem ser subnotificados, já que muitas pessoas com todos (ou a maioria) dos sintomas do transtorno não são diagnosticadas.


A ansiedade causa apreensão, angústia, incerteza ou certo desconforto, sentimentos estes que vêm acompanhados de sintomas físicos como dificuldade para respirar e, até, taquicardia.

Um dos alimentos mais consumidos no Brasil é o café. A bebida é consumida duas ou mais vezes por dia, por 54% dos adultos entre 18 e 29 anos. A faixa etária dos jovens também é considerada a que mais tem ansiedade.


Imagem: Internet


A cafeína, que está presente na bebida, pode causar transtornos de ansiedade ou exacerbar os mesmos. Por conta disso, beber muito café pode fazer mal. O cafézinho é uma bebida que estimula o sistema nervoso, podendo ter consequências como o estresse.


Outros alimentos também não são indicados para quem tem ansiedade: doces em geral, refrigerantes, energéticos, bolos, biscoitos e bebidas alcoólicas, por exemplo. Um dos claros exemplos está na série 13 Reasons Why, original Netflix.


Imagem: Internet


O protagonista Clay Jensen, interpretado pelo ator Dylan Minnette, tem sinais de ansiedade, mas sempre aparece ingerindo café, prejudicando inclusive suas decisões ao longo das temporadas. Com o suicídio da personagem de Katherine Langford, Hannah Baker, Clay passa a aumentar seu nível de ansiedade, mas não abandona a cafeína (e nem outras substâncias).


As decisões do jovem, como ingerir em alguns momentos bebida alcoólica, chegar ao uso de uma droga ou tomar decisões com base nos sentimentos momentâneos, trazem consequências prejudiciais para ele.


0 comentário
bottom of page