top of page
Foto do escritorGiovanni Pegarallo

Brasil autoriza navios de guerra do Irã e irrita EUA

O Governo brasileiro bem que tentou 'segurar', por alguns dias, a autorização para dois navios de guerra do Irã atracarem no Brasil, isto bem na época em que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, esteve nos EUA, junto com o Presidente norte-americano, Joe Biden.


Os EUA pressionaram o Brasil em relação ao assunto, mas mesmo sob pressão, o país autorizou que as duas embarcações ficassem no país. Neste momento, então, até o dia 4 de março, os dois navios estão atracados no Rio de Janeiro.


O porta-helicópteros IRIS Makran e a fragata IRIS Dena, no caos, vão ficar no Porto do Rio. Como são utilizados em guerra, a parada nas águas brasileiras dependiam de autorização da Marinha do Brasil, fato que ocorreu no domingo, 24.


Em Diário Oficial, a decisão vem com os seguintes dizeres sobre a autorização: “desembarque da tripulação e convívio social, observando normas sanitárias locais vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita”.


Cabe lembrar que Elizabeth Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, disse qual era o posicionamento do país. Em conversa com jornalistas em Brasília, ela falou:


“Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas e já tiveram sanções da ONU [Organização das Nações Unidas]. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar."

Imagem: reprodução/Isto É/ Navio do Irã no Brasil


0 comentário
bottom of page