top of page
Foto do escritorVinícius Rossi

Botafogo se isola na liderança e passa sensação oposta a de 2023

A atuação do Botafogo contra o Vasco da Gama na terça-feira foi de encher os olhos, não só para quem torce para o alvinegro. O clube demonstrou facilidade para enfrentar, talvez, o melhor elenco cruzmaltino dos últimos anos — apesar de ainda estar abaixo dos melhores do Brasileirão. Uma vitória por 3 a 0 poderia ter sido ainda mais expressiva.


Diferente do time do ano passado, assistir ao Botafogo de 2024 jogar parece se tornar mais prazeroso a cada partida. Além da qualidade técnica dos jogadores e do excelente trabalho do técnico Artur Jorge, é notável que uma característica importante no futebol está presente nesta equipe: a confiança. E a forma como os três gols foram marcados nesta partida prova isso.

Imagem: Internet

Quando falo sobre confiança, refiro-me não apenas à autoconfiança, mas também à confiança nos companheiros ao redor. No primeiro gol, por exemplo: a bola é lançada pelo lado esquerdo do ataque do Botafogo para Alex Telles, que conduz a direção à área para fazer o cruzamento. Enquanto isso, mais ao centro do campo, Luiz Henrique puxa a marcação do lateral e indica a Savarino o local ideal para se infiltrar e ficar bem posicionado para o arremate. O meia entende o jogo, segura o passado e recebe sozinho de Alex Telles para fazer o gol. É óbvio o nível de entrosamento entre os jogadores.


No segundo e no terceiro gols, além da troca de passes, destaco as finalizações individuais de Luiz Henrique e Junior Santos. No segundo, Luiz Henrique inova ao chutar com a perna direita; no terceiro, Junior Santos demonstra frieza ao dar um toque por cima do goleiro. O jogador confiante deixa o futebol mais vistoso e bonito.


Trabalhar a confiança de um atleta é fundamental para que ele possa atuar em alto nível. Um jogador que não confia em si mesmo ou em sua equipe dificilmente alcançará seu maior triunfo: a conquista de um título. E é exatamente isso que o Botafogo de Artur Jorge parece estar próximo de conseguir.

O clube, que em 2023 carregava a desconfiança, agora encanta quem o assiste e tem, em 2024, a oportunidade de repetir o feito de seu rival em 2019, que, além de encantar, conquistou os títulos da Libertadores e do Brasileirão naquele ano. Caso conquiste ambos os troféus, o elenco atual do Botafogo certamente entrará para uma lista seleta de times que deslumbraram o Brasil com seu futebol.


A trajetória até aqui é bonita e bem feita; resta a nós agora aguardar o estágio dessa história.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page