As tripulantes conquistaram o 4° lugar navegando em Soto 40, um dos barcos mais potentes e difíceis de manusear que existe no mundo.
No dia 9 de junho, a terceira edição da Regata Ubatuba - Ilha Bela reuniu entusiastas de todo o país para um desafio emocionante nas águas do litoral brasileiro. Entre as equipes participantes, destacou-se o Barco da Phytoervas, que contou com uma tripulação formada exclusivamente por mulheres. Sob a liderança da capitã Renata Bellotti a equipe conquistou o quarto lugar na competição.
Imagem: divulgação
A Regata Ubatuba Ilhabela, conhecida por sua tradição e exigência técnica, é um evento anual que reúne os melhores navegadores e velejadores do Brasil.
O Barco da Phytoervas teve a ousadia de quebrar paradigmas e enfrentar esse desafio, destacando a importância da presença feminina no cenário esportivo atual.
Enquanto os esportes náuticos continuam sendo predominantemente dominados por homens, a participação do Barco da Phytoervas nessa competição reafirma a necessidade de ampliar a inclusão e a representatividade feminina nesses espaços.
A equipe composta por: Renata Bellotti, Amanda Rodrigues, Isabela Malphigi, Mila Von Beckerath, Paola Prada, Valentina Frediani, Tatiana Almeida, Nicole, Raquel Emona, Elisa Andrade, Clarice, Arwen Ray e Daniela Sanchez, demonstrou habilidades excepcionais ao pilotar o Soto 40, superando obstáculos e conquistando resultados significativos, colocando-as em pé de igualdade com as demais equipes. “O Soto 40 é um barco muito pesado e difícil de manusear, em uma regata de percurso longo onde tudo pode acontecer temos que estar preparadas para um tempo oscilante. Mas nos saímos muito bem e todas desempenharam seus papéis com maestria.” pontua Renata Bellotti, capitã do Barco da Phytoervas.
A capitã ainda comenta que elas estão buscando incentivar e inspirar outras mulheres a se envolverem ativamente em esportes que são tradicionalmente dominados por homens. "Queremos mostrar que as mulheres são capazes de enfrentar qualquer desafio, exibindo talento, habilidade e determinação. Esperamos que nossa participação nesta regata inspire outras mulheres a seguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial".
Patrocinadora do barco há três anos, a Phytoervas, líder no mercado de produtos capilares naturais, vê esse feito inédito na competição como uma manifestação concreta da filosofia da empresa, que valoriza e apoia a igualdade de gênero em todos os aspectos da vida. “A participação do barco da Phytoervas em uma competição dessa é um lembrete poderoso de que o talento e a paixão não têm gênero, e que a igualdade de oportunidades é fundamental para alcançar um futuro mais inclusivo e diversificado.” - pontua Willem Cesar, responsável pelo marketing da empresa.