top of page

Aumenta o número de cristãos mortos no mundo

O relatório de 2022 sobre deslocados internos e refugiados, que apresenta dados entre os anos de 2020 e 2021, aponta que existem 76 países onde os cristãos enfrentam altos níveis de perseguição. Os dados são do Portas Abertas - Open Doors.

Imagem: Internet/Igreja no Chile pegando fogo


A Coreia do Norte é o país que mais persegue os cristãos. O Portas Abertas revela que a opressão na ditatura é comunista, já que a religião predominante é o budismo. Na sequência de países que perseguem cristãos estão:


Somália, Iêmen, Eritreia, Líbia, Nigéria, Paquistão, Irã, Afeganistão, Sudão, Índia, Síria, entre outros, como China e Colômbia. O México é o 38º país que mais persegue cristãos, revela a lista.

O Portas Abertas revela que, nos primeiros 58 países que mais perseguem os cristãos, há a declaração de que os mesmos foram deslocados à força de suas casas, quase exclusivamente por causa de sua religião.


Focando nos 50 principais países onde os cristãos são mais perseguidos, a World Watch List 2022, de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021, registra mais de 360 ​​milhões de cristãos enfrentando níveis altos de perseguição, além de discriminação com base em sua fé. Cerca de 312 milhões estão enfrentando um nível muito alto ou extremo de perseguição.


5.898 cristãos foram mortos, um aumento de 4% em relação aos dados divulgados em 2021. Cerca de 5.110 igrejas foram atacadas ou fechadas, um aumento de 14%.

Cristãos presos sem julgamento aumentaram cerca de 69%, chegando ao número de 6.175 casos. O número que mais surpreende é o de sequestros: 3.829 cristãos foram sequestrados, um aumento de 124% em relação ao período anterior.


Muitos cristãos acabaram perdendo suas casas e foram vítimas de violência psicológica, além de insegurança física, que surgem das pressões de grupos violentos.

Na África subsaariana, há o refúgio de cristãos e deslocamento interno, principalmente em Camarões, Congo, Eritreia e Nigéria. Na Nigéria, especificamente, há grupos extremistas islâmicos que passam a usufruir das propriedades dos cristãos, além de gados e terras.


Na Ásia, o Irã e a Síria são os países com mais pessoas deslocadas. No Iraque, cerca de 166 mil cristãos permaneceram no país, que antes de Saddam Hussein chegar ao poder, tinha mais de 1 milhão de fiéis. Desde 2003, há relatos de perseguição no país.


Não muito distante do Brasil, os cristãos são afetados pela insegurança e criminalidade, além da violência sexual. Colômbia, México, Cuba, Nicarágua e Venezuela são os países com mais perseguição. Os três últimos citados, líderes evangélicos mais ativos enfrentaram perseguição política.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page