Diariamente as pessoas com deficiência sofrem uma serie de obstáculos. Mas o que mais a gente tem visto são pessoas guerreiras que conseguem superar desafios e também se destacar em diversas áreas.
Hoje te apresento algumas histórias inspiradoras de pessoas com deficiência que fizeram diferença em nossa vida.
1 - Clay Marxo:
Surfista Havaiano, que durante a sua adolescência foi diagnosticado com o Transtorno de Asperger, em dezembro de 2007 fazendo parte do espectro autista.
No ano seguinte foi protagonista do documentário “Clay Marzo: Just Add Water”, que fala um pouco sobre dificuldade em ser surfista tendo essa síndrome.
Ele está envolvido com a organização Surfer’s Healing, uma fundação formada por um casal, cujo filho foi diagnosticado com esta síndrome aos três anos de idade.
2 - Mara Gabrilli:
Um acidente de carro em 1994 deixou Mara tetraplégica.
Em 1998, Gabrilli fundou uma ONG para promover a acessibilidade, onde acontecem pesquisas sobre a cura da paralisia e outros fatores fundamentais para a inserção de pessoas com deficiência na sociedade. A ONG tem o impacto direto na vida de mais de três mil famílias, oferecendo suporte a 20 atletas de alto rendimento.
Vencedora, por cinco vezes ela foi premiada com o Prêmio Congresso em Foco.
3 - Frida Kahlo
Imagem: reprodução/ Frida Kahlo:
Pintora mexicana, seu foco era pintar retratos. Ela contraiu Pólio quando tinha seis anos, o que deixou sua perna esquerda bem mais fina que a direita. Ela disfarçava esse “problema” usando longas e coloridas saias mexicana, eleganterrema. Ela sentia tanta dor que chegava a passar meses no hospital.
Com suas obras coloridas e de uma intensidade impressionante Frida se tornou inspiração Mundial.
4 - Ludwing Van Beethoven:
Um gênio musical, com sua primeira apresentação aos oito anos, estudou em Vienna, tendo como seu mestre o Mozart. A partir de 1976, ele começou a perder a audição.
Mesmo assim ele seguiu criando inúmeras sinfonias e concertos. Cortou os pés do piano e colocava o ouvido no chão, para sentir a vibração do instrumento. Inspirador, né?
5 - Manuela Trigo:
Atriz mirim que se destacou na série do GloboPlay, Aruanas, onde interpretou Gabi. Ela possui paralisia cerebral, nasceu prematura de 30 semanas devido a um deslocamento de placenta, Manu ficou 45 dias na UTI para ganhar peso e teve uma falta de oxigenação no cérebro que causou a paralisia cerebral onde resultou algumas dificuldade motoras e na fala.
Manuela demonstra a representação de crianças com deficiência nas telinhas brasileiras.
Gostou desses inspiradores?
O Instagram do Colunista é: @tasai.peter