Adriano Bernardi

12 de ago de 20231 min

O uso da Inteligência Artificial na educação?

Desde que o Chat GPT foi disponibilizado ao grande público, ele vem ganhando o coração de várias pessoas pelo redor do mundo.

Para se ter uma noção, nos dois primeiro meses em que a IA ficou disponível, seu número de usuários foi de 100 milhões, de lá pra cá esse número vem aumentando exponencialmente, só vindo a frear em julho deste ano.

Não demorou muito para a funcionalidade começar a ser utilizada dentro da sala de aula, e com isso surgiram alguns possíveis obstáculos a serem observados mais de perto.

Imagem: Internet

O uso pelos alunos de maneira incorreta da tecnologia, utilizando ela para fazer suas tarefas e até colar em provas, trouxe um certo receio da classe educacional que acredita ser prejudicial o uso da tecnologia por seus alunos.

O estudo feito pelo EducationWeek, que utilizou como base o levantamento feito pelo Impact Research, chegou à conclusão que 33% dos alunos utilizam o ChatGPT para escola, enquanto 22% utilizam uma vez por semana.

Porém os alunos não se encontram solitários nesse cenário pois, 40% dos professores utilizam a ferramenta semanalmente.

Vale lembrar que o Brasil é o país que mais utiliza a ferram na América Latina, conforme dados da Accenture (ACN), sendo previsto que futuramente 40% das horas trabalhadas serão gastas com o uso do ChatGPT.

Fica evidente, com base nos dados apresentados, que a ferramenta veio para ficar, ganhando cada vez mais usuários e sendo cada vez mais utilizada.

Ainda a ferramenta pode ser de grande valia, auxiliando muito no ensino, porém alguns especialistas alertam, que deve ser utilizada com cuidado, sendo utilizada como auxiliar e não como um oráculo.

Instagram: @adrianobernardiadv

    2