top of page

Adriano Bernardi: Proteja seus filhos do perigo invisível chamado abandono digital!

Deixa eu te contar uma realidade, que pode ser um pouco preocupante. Preste bem atenção. Está preparado? Seu filho não está seguro. Quando falo em segurança, me refiro aos perigos que rondam as redes sociais, websites, vídeos do YouTube e outros lugares na internet.


Então, é preciso ter cuidado.


Você já ouviu falar de controle parental? Controle parental nada mais é do que a utilização de recursos para garantir maior segurança dos seus filhos. Isso inclui limitação do uso de tela, acesso ao histórico do que seus filhos têm acessado, entre outras coisas.


Ah, Adriano, eu não tenho tempo para essas coisas! Às vezes é bom lembrar que prevenir é melhor que remediar, e nesse caso específico, remediar pode trazer consequências desastrosas. Foi dentro desse cenário de "filhos desacompanhados navegando pela internet" que surgiu a figura do abandono digital.

O abandono digital é o fato de os pais deixarem seus filhos utilizarem a internet sem o devido acompanhamento, o que pode trazer resultados desastrosos.

Por conta disso, essa prática tem grandes possibilidades de estar presente em textos de lei. Ou seja, logo haverá uma lei falando sobre o abandono digital e suas consequências.


Vamos a um exemplo: você, que é pai ou mãe, deixaria seu filho menor de idade viajar para um país desconhecido sozinho? Ou ir a uma festa em um lugar desconhecido? Com certeza não, principalmente se ele tiver 3, 4 ou 5 anos. Se você não permitiria isso, por que permite que ele utilize o celular sem o devido acompanhamento?


Vivemos em tempos onde a internet já não é mais um território diferente da nossa realidade desconectada. A internet é uma extensão da nossa vida, e com isso precisamos ter novos cuidados com nossos filhos.

Deste modo, é dever dos responsáveis zelar pela segurança de seus protegidos dentro e fora das redes, de modo a assegurar um desenvolvimento mais saudável e feliz às crianças e adolescentes.

0 comentário
bottom of page