Propaganda política e qualquer outra coisa relacionada a ela tem se tornado um enorme problema para quem é responsável pelas plataformas de mídia social.
Desde remover anúncios em tempo recorde até apresentar ressalvas em relação aos conteúdos "postados". A amostragem das últimas eleições sobre o tema foi, no mínimo, catastrófica, ocorrendo exageros na exclusão de alguns conteúdos e na apresentação de mensagens alertando sobre conteúdo direcionado às eleições, em postagens que não possuíam qualquer relação com o tema. Também foi possível observar o surgimento de normativos, em tempo recorde e por vezes equivocados, o que pode gerar problemas nas eleições deste ano.
Com toda certeza, o tio Zuck deve ter ficado louco nessa época, até porque esse tipo de represália em relação aos conteúdos publicados não foi exclusividade nossa, sendo uma tendência mundial. "Tá bom, até aí eu já sabia, conta uma novidade?"
Bom, já que você pediu, aí vai a novidade. A revista Time publicou uma matéria chamada "What to Know About Meta’s ‘Political Content’ Limit—and How to Turn It Off on Instagram" (traduza, por favor). Traduzindo para o português, o título fica assim: "O que saber sobre o limite de 'conteúdo político' do Meta – e como desativá-lo no Instagram".
"Peraí, você tá dizendo que o Instagram vai bloquear todos os conteúdos relacionados à política de maneira automática?"
Sim, é isso mesmo, ou quase. Na verdade, o algoritmo do Instagram vai filtrar esse tipo de conteúdo, limitando sua visualização pelos usuários da rede. Ou seja, diferentemente do que ocorreu nas eleições passadas quando conteúdos de natureza política se encontravam presentes no feed, stories e reels, de maneira avassaladora (era praticamente impossível escapar deles), isso não acontecerá este ano.
Porém, nem tudo são rosas. Olha só o que um porta-voz do Meta disse sobre o assunto: “Informado por pesquisas, nossa definição de conteúdo político é conteúdo que provavelmente será sobre tópicos relacionados ao governo ou às eleições; por exemplo, postagens sobre leis, eleições ou tópicos sociais. Estas questões globais são complexas e dinâmicas, o que significa que esta definição evoluirá à medida que continuamos a nos envolver com as pessoas e comunidades que utilizam nossas plataformas e especialistas externos para refinar nossa abordagem.” As configurações do aplicativo descrevem “conteúdo político” como “prováveis registros de governos, eleições ou tópicos sociais que afetam um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral”.
Quando li isso, só pensei em uma coisa: “Olha 2022 de novo”, sendo assim, a probabilidade de você ter seu conteúdo excluído por engano é grande. Nos resta apenas esperar e torcer para que tudo dê certo.