top of page
Foto do escritorLucas Rogerio

3/5: Marreteiros: Além Dos Trilhos

Tem corrupção envolvendo os que permitem a entrada dos marreteiros?


O que é intrigante para a população é a reação dos 'guardas' da CPTM, que autorizam a entrada dos comerciantes ilegais nas estações. Muitos se perguntam se existe um acordo entre os dois 'grupos'.


A grande realidade é que não existe acordo algum. Os guardas da CPTM estão ali para preservar a segurança, e se não permitem o embarque dos marreteiros, os mesmos podem alegar perseguição, dentre outros.


A preservação da vida dos marreteiros é função também dos 'guardas' da CPTM. Um acordo real que existe é entre os próprios marreteiros. Grupos no WhatsApp existem para que os mesmos se comuniquem sobre operações policiais e afins.



Foto: Marreteiros: Além Dos Trilhos


Mensagens aleatórias são de pouca relevância nos grupos dos marreteiros. Alguns destes grupos fazem, inclusive, um rodízio de horários. Principalmente nas vendas de produtos específicos, como os famosos utensílios para celular, cremes hidratantes e produtos específicos que limpam camisas.


Em São Paulo é comum ver alguém que coloca uma camisa limpa no vagão, aplica iodo, e depois a mancha sai com um milagroso produto, sempre vendido. O horário da tarde é o favorito para o segmento, que vai perdendo suas forças em 2020, conforme apuração jornalística feita. E é o que será explicado na penúltima reportagem da série especial.

0 comentário
bottom of page