top of page

2/5: Marreteiros: Além Dos Trilhos

Veja agora como funciona a divisão das duas estações da Lapa, no mundo dos marreteiros.


2. As duas ''Lapa''


A Lapa é um bairro comercial, diferente de Perus, que é um bairro considerado como dormitório, e a oferta de produtos é maior, por isso, quando há um pedido de abastecimento maior, é nos atacados de lá, que as compras são feitas, principalmente de salgadinhos, refrigerantes e águas.


A Lapa tem duas estações, e enquanto uma é usada para entrar no mapa metroviário, a outra é utilizada para dispersar e, muitas vezes, se esconder. A última é a estação da linha 8, mas não é o momento de falar das estratégias.


A Lapa (linha 8), tem mais entrada de marreteiros, porém a linha não é a que mais se utiliza dos serviços prestados pelos vendedores ambulantes, justamente porque não encontra-se nesta linha, por exemplo, bairros como Perus e Jaraguá, que costumam encher e esvaziar os vagões; um prato cheio para os que querem vender seus produtos.



Foto: divulgação mapa metropolitano de SP


A linha 7-RUBI da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, vai da estação de Jundiaí até a estação Luz, e uma de suas principais paradas é na estação Lapa. (Atualmente, a linha 7 vai até o Brás, e um projeto recente adicionou trajeto à Rio Grande da Serra, sendo Jundiaí-Rio Grande da Serra.)


Bairro comercial de São Paulo, a Lapa é lugar perfeito para ambulantes comprarem seus devidos produtos, principalmente alimentícios, para a venda nas linhas.

Quem vende inicialmente na Lapa, tem duas linhas para escolher: Lapa (linha 7) e Lapa (linha 8). Para compreender o trajeto de parte dos marreteiros, é necessário conhecer o Mapa Metropolitano, foto acima.


Na primeira reportagem, foi abordado o tema: estações-chave. E foi falado das duas "Lapa". Hoje, você vai entender melhor a divisão de ambas.


As estações-chave para os marreteiros são:


- Lapa (linha 7-Rubi)

- Lapa (linha 8-Diamante)

- Palmeiras-Barra Funda (linha 7-Rubi/linha 8-Diamante/linha 3-vermelha)

- Luz (linha 7-Rubi, principalmente)

- Presidente Altino (linha 8-diamante)


As linhas do lado noroeste são as favoritas dos marreteiros para se deslocarem por diversas linhas.


A motivação da preferência é a facilidade! Eles trocam, em grande parte, o Brás (centro comercial Paulista) pelo bairro da Lapa, e assim, podem se deslocar em duas estações diferentes, de um mesmo nome.



Foto: Portal Futuro Livre/ Marreteiro vendendo salgadinho durante a pandemia.


A Lapa da linha 8 é ainda mais próxima do Terminal de ônibus Lapa, e isso facilita no desembarque de produtos, já que muitos comerciantes que, diariamente, desembarcam de ônibus para trabalharem em galerias comerciais. E é aproveitando essa deixa que um grupo separado de marreteiros entra na Lapa com seus devidos produtos.

0 comentário
bottom of page